Principais problemas com a reforma da casa

Muitas pessoas cultivam o sonho de reformar a casa, mas nem sempre é fácil realiza-lo. Além de ter condições financeiras para bancar as mudanças…

Por Isabella Moretti em 18/12/2012

Muitas pessoas cultivam o sonho de reformar a casa, mas nem sempre é fácil realiza-lo. Além de ter condições financeiras para bancar as mudanças na residência, também é importante ter preparo psicológico e planejamento para lidar com os principais problemas que surgem na reforma.

Consciliar os gastos com a reforma no orçamento é muito importante. (Foto:Divulgação)

Antes de iniciar a reforma da casa, é importante se organizar e elaborar um planejamento para saber lidar com os possíveis riscos. Uma forma de se preparar para esta empreitada é pesquisando bastante em sites e revistas especializadas no assunto.

Reforma da casa: principais problemas

Falta de dinheiro
Algumas pessoas começam a reformar a casa sem necessariamente ter dinheiro para isso. Nestes casos, é importante solicitar uma linha de crédito que contribua com a verba e adequar os valores ao orçamento. O investimento precisa ser coerente com as finanças pessoais. O dinheiro da reforma basicamente será dividido entre contratação de mão-de-obra e materiais de construção.

Saiba mais: Uso do FGTS para reforma do imóvel

Falta de profissionais competentes
Antes de contratar o pessoal que vai trabalhar na obra, é importante verificar se eles realmente são competentes e habilitados para o serviço. Os pedreiros, mestres de obras e arquitetos precisam contar com boas referências.

A reforma deve contar com uma equipe de profissionais competentes. (Foto:Divulgação)

Para que os profissionais estejam comprometidos com a obra, vale a pena elaborar um contrato com os serviços e valores combinados. A formalização também é uma forma de obrigar a equipe da reforma cumprir com os prazos.

Ao invés de unir profissionais de áreas diferentes que nunca trabalharam juntos, é mais interessante contratar uma equipe multidisciplinar para lidar com diferentes etapas da reforma.

Desperdício de material
Na hora de reformar a casa ou apartamento, é comum exagerar na compra de materiais e acabar cometendo o pecado do desperdício. Para evitar este tipo de problema, é necessário comprar a quantidade certa de produtos ou apenas um pouco a mais para evitar imprevistos.

O desperdício de material é um dos principais problemas da reforma. (Foto:Divulgação)

Outras medidas simples também ajudam a evitar o desperdício de material de construção, mesmo depois de comprar além do que era preciso. Cortar a quantidade necessária de tijolos e azulejos, preparar a quantia certa de cimento, medir a fiação e não conservar os produtos em local aberto são meios de dizer não ao desperdício.

Não ficou do jeito que eu esperava
Para evitar uma decepção, o proprietário do imóvel deve acompanhar a obra de perto e verificar se o projeto está sendo valorizado. As visitas periódicas ao local evitam erros e aumentam a qualidade do serviço. Existe também a possibilidade de solicitar relatórios semanais para acompanhar o andamento da obra.

Veja também: 5 dicas para não errar na reforma da sua casa

Top