Principais obras do Oscar Niemeyer Principais obras do Oscar Niemeyer

Principais obras do Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer está internado no hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O médico Fernando Gjorup, diretor geral da unidade,…

Por Élida Santos em 12/11/2012

Oscar Niemeyer está internado no hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O médico Fernando Gjorup, diretor geral da unidade, o médico Paulo Niemeyer e a diretora Cristina Quadrat falaram sobre o tratamento desse brilhante arquiteto de 104 anos, e esclareceram os boatos sobre a gravidade do quadro de saúde de Niemeyer no último domingo, 11 de novembro.

O 'disco-voador de Niterói' chamado de Museu de Arte Contemporânea, foi inaugurado em 1996 (Foto: Divulgação)

Leia mais sobre: Plantas De Casas Contemporâneas

“É uma saúde frágil, própria da idade, e no evento clínico atual, ele vem se recuperando bem. Embora, pela idade, inspire bastante cuidados, ele está bem”, disse Gjorup, dando ênfase de que não há nenhum indicativo que o arquiteto vá piorar. Diante dessa boa notícia, resolvemos homenageá-lo com algumas fotos de suas principais obras.

Fotos das principais obras do Oscar Niemeyer

Considerado por muitos especialistas e críticos do segmento ‘o arquiteto do século’, Oscar Niemeyer viu seu trabalho conquistar o mundo ao projetar construções com curvas antes impensáveis para obras em concreto. Um exemplo é o Museu de Arte Contemporânea, que está localizado na cidade de Niterói e foi inaugurado em 1996 e que faz parte da lista das principais obras de Oscar Niemeyer.

Confira também: Os melhores parques urbanos do Brasil

A igreja de São Francisco de Assis é um dos projetos mais bonitos de Oscar Niemeyer (Foto: Divulgação)

Obras do Oscar Niemeyer: São Francisco de Assis

A igreja São Francisco de Assis, inaugurada em 1943, foi a última construção do Conjunto da Pampulha a ficar pronta é uma das mais bonitas do Rio de Janeiro. O local abriga a Via Sacra, constituída por 14 painéis de Portinari, considerada a sua obra mais significativa. Os jardins são assinados por Burle Marx e o projeto, é claro, leva a assinatura de Oscar Niemeyer.

Arquitetura de Brasília: Oscar Niemeyer

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares (nome completo desse gênio da arquitetura), que nasceu em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, é um dos mais influentes da Arquitetura Moderna e seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que projetou para a cidade de Brasília, como por exemplo, o Palácio do Planalto e o Palácio da Alvorada.

Leia mais sobre Oscar Niemeyer 

Morre o arquiteto Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer: Biografia

Frases de Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer: curiosidades

 

Confira abaixo algumas obras de Oscar Niemeyer:

Top