Principais erros cometidos na academia

Muitos erros são cometidos nas academias e eles podem ser corrigidos com pequenas atitudes. Saiba quais são essas falhas. […]

Por Redacao em 29/12/2011

Hoje em dia, a valorização do corpo jovial e magro leva milhares de pessoas a frequentar academias. Muitas vezes, é preciso ter alguns cuidados antes de começar a fazer os exercícios. Veja os principais erros cometidos nas salas de musculação e de ginástica.

 

Alguns cuidados devem ser tomados antes da malhação

As falhas podem ser corrigidas rapidamente

O primeiro grande erro é começar a fazer a musculação sem fazer qualquer aquecimento. Muita gente não faz porque tem medo de emagrecer ou por preguiça. O exercício aeróbio é necessário para preparar o corpo para as demais atividades. A circulação sanguínea, a respiração e o coração devem estar prontos para pegarem pesado, para responderem imediatamente, portanto, é obrigatória uma pedalada, caminhada ou corrida antes de qualquer ação, pelo menos dez a 15 minutos.

 

Aquecimento é fundamental antes dos exercícios

Outro erro muito comum nas academias é a falta de alongamento antes das atividades. Ele tem a principal função de organizar as fibras musculares de modo que elas fiquem prontas para receber os estímulos. Quanto mais conformadas estiverem, mais força terão e assim, os exercícios são desenvolvidos de uma forma mais eficiente, trazendo resultados melhores.

 

Alongamento é necessário

A falta de hidratação também é bem comum de acontecer quando se fala em academias. Muita gente não leva garrafinhas e bebe pouca água durante os exercícios. O corpo precisa estar o tempo inteiro hidratado, de modo que possa trabalhar de forma eficiente. Além disso, não é só água que é perdida, os sais minerais também vão embora no suor. O uso de isotônicos também é indicado, mas a água é fundamental.

Quando o exercício começa a ser executado, ele deve seguir a sequência corretamente. Dessa forma, as conversas que as pessoas estabelecem entre uma repetição e outra podem atrapalhar o desenvolvimento correto da série. Por isso, se é preciso fazer três repetições de 15 agachamentos com intervalo de um minuto, por exemplo, e esse espaço for de cinco ou dez, de nada adianta o esforço já feito.

Oriente-se com o professor

Em todas as academias, há professores que podem esclarecer ainda mais sobre esses erros cometidos diariamente pelos alunos, portanto, ter informações em mãos é fundamental.

Top