Principais erros ao cuidar das unhas

Pintar as unhas é um costume antigo e, atualmente, a produção de esmaltes acompanha tendências da moda e empresas de cosméticos lançam coleções com…

Por Editorial MDT em 23/01/2013

Pintar as unhas é um costume antigo e, atualmente, a produção de esmaltes acompanha tendências da moda e empresas de cosméticos lançam coleções com produtos inovadores e assinam linhas em parcerias com celebridades. Para quem é fã de esmaltes, as opções são diversas, porém, não basta apenas escolher a cor, é preciso tratar das unhas também e, para isso, você deve evitar os principais erros ao cuidar das unhas. Confira:

Leve seu próprio kit à manicure (Foto: divulgação)

Principais erros ao cuidar das unhas

Entre os principais erros no cuidado com as unhas pode-se listar o uso de alicate, palito, espátula e lixa de unha e pés da própria manicure. O mais adequado é que você tenha um kit manicure só seu e o leve quando for fazer suas unhas com uma profissional. Caso os materiais usados pela manicure não sejam bem esterilizados, você corre o risco de pegar doenças como hepatite B e C, além de patologias oriundas de bactérias e fungos. Doenças como a micose e até verrugas também podem ser transmitidas por peças usadas para fazer as unhas.

Não basta escolher uma cor bonita para o esmalte, é preciso cuidar das unhas (Foto: divulgação)

Outros erros ao cuidar das unhas referem-se à forma como você anda e aos calçados que usa. Seu pé também precisa respirar, por isso, é preciso usar calçados abertos algumas vezes. E se você usa muito tênis com meia, compre peças de algodão e não sintéticas. Quanto às unhas das mãos, convém fazer o uso de luvas quando se você for cuidar de suas plantas, mexendo na terra ou for limpar alguma coisa com produtos químicos.

Evite tirar a cutícula e não deixe o esmalte por muito tempo na unha (Foto: divulgação)

Dicas de cuidados para as unhas

maneiras de evitar erros ao cuidar das unhas, uma delas é não tirar a cutícula, mas apenas empurrá-la. A cutícula protege a unha e tirá-la totalmente pode fazer com que a unha fique exposta a infecções e causar até mesmo distorções em seu formato.]

Leia também: Sugestões para cuidar da saúde das unhas

Como Cuidar das Unhas – Dicas para Deixar as Unhas Bonitas e Bem Cuidadas

Você também pode seguir outras dicas para cuidar das unhas e deixa-las mais bonitas como atentar-se para o tempo em que o esmalte deve ficar na sua unha, por exemplo. O ideal é que o esmalte fique somente uma semana nas unhas das mãos e até 15 dias nas unhas dos pés, ainda mais se for uma cor escura, para evitar que suas unhas amarelem.

 

 

Top