Principais erros ao cuidar da pele seca

A pele seca – assim como os demais tipos de pele – requer cuidados especiais. O ser humano pode possuir um dos três tipos…

Por Editorial MDT em 14/02/2013

A pele seca – assim como os demais tipos de pele – requer cuidados especiais. O ser humano pode possuir um dos três tipos de pele: seca, mista e oleosa. Isso depende muito de genética, substâncias no organismo, hábitos de vida e assim por diante. A pele seca pode estar presente em qualquer tipo de ser humano, mas há mais casos em países frios, onde a baixa temperatura e o vento frio não permitem a produção do suor e do óleo natural. Conheça quais são os principais erros ao cuidar da pele seca e confira dicas de como mantê-la saudável e bonita.

A pele seca requer cuidados especiais. (Foto: Divulgação)

Pele seca – erros

Higienização – Um dos mitos que envolvem o assunto é que a pele é seca por falta de água. Na verdade, o excesso dela pode deixar a pele ainda mais ressecada. Banhos muito demorados e a água quente demais deixa a pele ainda mais seca. A temperatura elevada, nesse caso, tira a oleosidade natural. Quando a pele é oleosa, acontece o inverso. Por isso, o rosto deve ser lavado com água fria e com produtos específicos para pele seca.

Hidratação – Esse é o passo mais importante entre os cuidados com a pele seca. Esse tipo de pele tem mais propensão à rugas e marcas de expressão, sem falar nas olheiras. Por isso todo e qualquer cuidado é essencial. Para hidratar a pele seca, você vai precisar de produtos específicos, com a quantidade equilibrada de cada ingrediente. Tônicos faciais são ótimos para equilibrar e acalmar a pele. Eles devem ser usados uma vez por semana e sempre antes de qualquer hidratação.

Lave o rosto sempre com água fria. (Foto: Divulgação)

Proteção – Fatores externos, como sol, vento e poluição são um dos principais motivos que levam ao ressecamento da pele. Por isso a proteção contra raios solares é indispensável, seja a pele oleosa, seca ou mista. O protetor solar também deve ser próprio, equilibrando o óleo natural da pele.

Maquiagem – Cuidado com o exagero de produtos em pó. Quando o assunto é maquiagem para pele seca, a dica é dar preferência para produtos líquidos ou em pasta. A aplicação deve ser feita com ajuda de esponjas e pincéis. Evite a ponta dos dedos.

Dicas para quem tem pele seca

Use produtos específicos para o seu tipo de pele. (Foto: Divulgação)

Cuide bem, hidrate sempre e use os produtos adequados para o seu tipo de pele. Só o uso dos produtos certos já faz uma grande diferença. Evite a água quente, produtos em pó e a exposição sem proteção aos fatores naturais. A pele seca é fina, sem brilho e por ter pouca oleosidade natural tem aspecto opaco e áspero. Ela ainda pode rachar e ter diversas reações alérgicas justamente pela falta de oleosidade e hidratação. Em casos mais sérios e extremos, busque ajuda de um especialista.

Leia também:

Ordem correta dos produtos para hidratar a pele

Pele seca: como hidratar em casa

 

Top