Principais dúvidas sobre hérnia de disco

A hérnia de disco é um problema frequente em pessoas com mais idade e que realizaram bastante esforço físico ao longo da vida ou possuem problemas posturais. Apesar de não ser uma doença que coloca a vida em risco, é bastante incapacitante e produz sintomas muito incômodos. Fique por dentro do assunto e confira as respostas para as principais dúvidas sobre hérnia de disco.

Confira respostas para as principais perguntas sobre hérnia de disco. (Foto: divulgação)

Principais dúvidas sobre hérnia de disco

  • Por que a hérnia de disco provoca dor nos braços e pernas?

O disco se localiza na coluna, logo à frente da região por onde saem os nervos, que se distribuem para os braços e pernas. Quase sempre que esse problema ocorre, a herniação é voltada para trás, desviando o ângulo natural da coluna e fazendo com que a ela comprima a raiz nervosa correspondente. Quando a hérnia acontece na coluna lombar, são afetados os nervos que vão para as pernas, enquanto que quando o problema ocorre na região cervical, afeta os braços.

  • O que é ciático e dor ciática?

Ciático é o nome que recebe o nervo mais importante dos membros inferiores e que se inicia na altura da nádega. A dor ciática, que também pode ser chamada de ciatalgia, é aquela provocada por problemas na raiz desse nervo, cuja uma das causas mais frequentes é a hérnia de disco.

  • Ciatalgia é qualquer dor que ocorra na perna?

Não. O termo ciatalgia só deve ser usado para se referir à dor provocada por qualquer tipo de problema no nervo ciáticoou em suas raízes. É possível encontrar diversos outros tipos de dor nas pernas e até mesmo algumas doenças que cursam com um quadro álgico muito parecido com a ciatalgia, chamados de falsa ciatalgia ou dores pseudo-ciáticas.

As diferenças entre uma coluna normal e uma com hérnia de disco. (Foto: divulgação)

  • Por que ocorre a hérnia de disco?

A hérnia de disco é um problema relacionado ao desgaste dos discos cartilaginosos presentes na coluna, que pode estar relacionado a diversos fatores, como susceptibilidade genética, atividade física, excesso de peso corporal, postura inadequada e tipo de trabalho. É importante ressaltar que, para ocorrerem as hérnia, é necessário a somatória de 2 ou mais fatores desencadeantes.

  • Qual o tratamento para hérnia de disco?

A grande maioria dos casos responde bem ao tratamento conservador, ou seja, na realização de fisioterapia associado com uso de medicação. A cirurgia fica reservada apenas para os casos que não respondem bem.

  • Como funciona a cirurgia para hérnia de disco?

Atualmente existem vários tipos de cirurgia para hérnia de disco, mas o objetivo de todas é o mesmo: a descompressão da raiz nervosa comprimida. Dependendo do caso é possível realizar desde cirurgias percutâneas, sem cortes e nem hospitalização, até cirurgias maiores, com fixação da coluna.

O tratamento conservador é indicado para a maioria dos casos. (Foto: divulgação)

A hérnia de disco é um problema que, apesar de não colocar a vida em risco, é extremamente limitante e cursa com sintomas bastante incômodos. Vale a pena conhecer mais sobre o assunto e conferir as respostas para as principais perguntas sobre o assunto.

Reply