Se você é daquelas pessoas que acaba sempre evitando fazer seções de fisioterapia, deve estar atento a esse artigo, pois nele vamos explorar um pouco mais sobre porque ela é tão importante e também os principais cuidados que os profissionais devem ter, venha conosco e saiba mais.
Quando um paciente chega para realizar sessões de fisioterapia o primeiro passo é dado quando é realizada uma Avaliação Fisioterapêutica, onde é realizado:
- Identificação do paciente.
- Apresentação do paciente, que é a avaliação visual que mostra sua aparência e como o paciente chega a clinica,se esta com a andando normal, mancando,padrão neuro – patológico, se usa cadeiras de rodas, muletas, andador.
- Diagnóstico clínico que é o parecer médico em relação a sua doença.
- Sinais vitais para verificar se esta tudo normal.
- Anamnese é o interrogatório, a história do paciente é um elemento diagnóstico simples e importante. Nesta anamnese os itens importante são a queixa principal,aonde paciente relata com suas próprias palavras.
- História da moléstia atual que é o item que define como iniciou a sua doença, sinais e sintomas apresentados pelo paciente.
- Historia da moléstia pregressa,se os sinais e os sintomas apresentado pelo paciente no momento já foram observados anteriormente,quando, por quanto tempo, e se já fez tratamento, e se obteve resultado.Se tem alguma doença associada se apresenta algum outro problema de saúde.
- Se esta usado algum tipo de medicamentos e se já fez,por quanto tempo.
- Exames complementares,se ele tiver algum exame para que ele traga para fisioterapeuta para auxiliar na avaliação.
- Atividades da vida diária indica para nos o grau de independência do paciente. Realiza-se a inspeção somente observar determinadas características, e comparamos os dois lados do corpo.
- Palpação é um dos itens mais importantes na avaliação que fornece dados sobre a localização de processos inflamatórios, que permite perceber se o volume muscular é simétrico ou não, se há crepitações ou ressaltos articular.
- Padrão postural, para verificar algum desvio postural.
- Equilíbrio para verificar alguma diminuição de equilíbrio do paciente.
- Força muscular do membro que esta lesado, para depois das 10 sessões comparar se aumentou ou não.
Cada avaliação fisioterapêutica irá variar de paciente para paciente dependendo da sua patologia.
O Fisioterapeuta deve estar com toda atenção em seu paciente, pois pacientes neurológicos tem mais dificuldade e se o fisioterapeuta deixa de dar atenção ele pode cair. Ele deve sempre aferir a Pressão Arterial dos pacientes, verificar posicionamento dos pacientes durante as sessões e ver se esta tudo bem.
Está avaliação é o principal cuidado que tem que ter, pois se fizer errada ou deixar de perceber algum problema o paciente pode ter seqüelas graves, durante a sessões de fisioterapia. Tem dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e participe conosco