Principais causas de queda de cabelo: quais são

A queda de cabelo é um problema que afeta uma grande parte dos indivíduos. São diversas as etiologias envolvidas nesse problema, sendo o excesso…

A queda de cabelo é um problema que afeta uma grande parte dos indivíduos. São diversas as etiologias envolvidas nesse problema, sendo o excesso de procedimentos químicos o principal deles. Conheça as principais causas de queda de cabelo: quais são. Confira então algumas informações importantes sobre este tema que acaba incomodando muito as mulheres e os homens no geral e lembre-se que apenas um médico pode fazer o tratamento.

Principais causas de queda de cabelo quais são  (Foto: M de Mulher/Abril)

Principais causas de queda de cabelo quais são (Foto: M de Mulher/Abril)

Principais causas de queda de cabelo: quais são

A genética é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da queda de cabelo, é uma das principais causas de queda de cabelo: quais são. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, cerca de 25% das brasileiras irão apresentar algum grau de calvície quando atingirem os 40 anos, sendo que esse fato tem maior prevalência entre as pessoas com história positiva para a queda de cabelo.

Leia mais informações sobre: Principais causas das quedas de cabelo

Procedimentos químicos

Algumas atitudes do dia a dia também entram na contagem  (Foto: M de Mulher/Abril)

Algumas atitudes do dia a dia também entram na contagem (Foto: M de Mulher/Abril)

Cada vez mais as mulheres e os homens estão recorrendo à realização de procedimentos químicos para ter os cabelos bonitos. Porém, é muito importante que eles respeitem o intervalo dos retoques, em especial com os procedimentos que alisam as madeixas. O alisamento rompe as pontes de hidrogênio e de cisteína do fio para mudar a textura, como resultado pode deixar o fio mais quebradiço, colaborando com a queda dos fios. Independente do tipo de tratamento químico, quando não realizado de forma adequada, pode ser um fator de risco para a queda de cabelo.

Leia Também:  Carnaval 2013 na Bahia

Queda de cabelo X doenças autoimune

Genética conta e muito  (Foto: M de Mulher/Abril)

Genética conta e muito (Foto: M de Mulher/Abril)

Uma das principais causas de queda de cabelo relacionada à doença autoimune é a alopécia areata. Ela é uma patologia que ocasiona a queda de cabelo de forma repentina, deixando a área acometida sem nenhum fio. Em geral, esse problema é ocasionado quando o próprio organismo desenvolve anticorpos contra o bulbo capilar que deixa de produzir os fios. Vale ressaltar que outros problemas também podem apresentar a queda de cabelo como primeiro sinal da doença.

Secador – um vilão diário

O número de pessoas que utilizam o secador de forma rotineira é grande. Porém, seu constante uso pode trazer algumas consequências aos cabelos. A história de que o secador arrebenta o fio tem a ver com a força empregada durante a escovação. Assim, de forma direta, a escovação diária pode colaborar com a queda de cabelo. O ideal é intercalar os dias de uso do secador, associado com a diminuição da força de tração empregada durante a escovação.

Leia mais informações sobre: Como descobrir a causa da queda de cabelo

Outros fatores que influenciam na queda de cabelo

Procure sempre por um especialista  (Foto: M de Mulher/Abril)

Procure sempre por um especialista (Foto: M de Mulher/Abril)

O estresse, a anemia, as alterações hormonais, em especial da tireoide e a dieta inadequada são fatores que colaboram com o eflúvio telógeno que é a segunda maior causa de queda de cabelo. Durante essa fase o crescimento dos fios passa por um período de repouso, colaborando com a antecipação da queda de cabelo. Outro fator que influencia na queda de cabelo são as infecções. Por isso, é muito importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista diante da queda de cabelo, pois pode ser o primeiro sinal de que o corpo está doente.

Leia Também:  Mitos e verdades sobre queda de cabelo

A queda de cabelo é um das queixas mais comuns entre os indivíduos que buscam atendimento especializado. Após conhecer algumas causas de queda de cabelo e caso sofra com o problema, é importante buscar a orientação de um profissional, de modo a iniciar o tratamento adequado.

Top