Primeiros socorros para dente quebrado

Existem diversos acidentes que podem ocorrer no dia a dia. Uns dos mais comuns incluem os traumas de rosto e boca, podendo levar a…

Existem diversos acidentes que podem ocorrer no dia a dia. Uns dos mais comuns incluem os traumas de rosto e boca, podendo levar a lesões dentárias. Até mesmo uma simples atividade física é capaz de gerar um acidente, levando à quebra de um dente. Por isso, é muito importante conhecer os primeiros socorros para dente quebrado.

Conheça os primeiros socorros do dente quebrado. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre os traumas de face

São diversos os danos que um trauma de face pode ocasionar à implantação dentária do indivíduo. Eles variam desde simples cortes na gengiva e nos lábios, a dentes quebrados, fratura de ossos da maxila e da mandíbula. Em casos mais graves, ocorre a avulsão, ou seja, o dente desloca-se para fora do osso de forma parcial ou completa.

Os dentes mais comumente afetados

Segundo profissionais, os dentes incisivos que são os dentes frontais, são os mais suscetíveis a traumas. Entre os problemas relacionados, podemos citar as lacerações e cortes de tecidos moles, como o lábio, a língua, a bochecha e a gengiva. Diante de qualquer uma dessas alterações e problemas, é importante buscar a orientação de um especialista para estipular o tratamento o quanto antes. Esse é baseado no desbridamento, lavagem, sutura do local, além da introdução de medicamentos que colaboram com a redução do risco de infecções.

Diante de um dente quebrado, é importante buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Buscando a orientação de um especialista

Diante de um trauma de face, com consequência dentária é importante buscar a orientação de um especialista. Através da avaliação de um profissional, é possível verificar o quadro. Um dente avulsionado pode ser reposicionado, necessitando de uma contenção para que haja a uma remodelação e uma nova inserção no osso alveolar. Dessa forma, é possível dizer que todos os dentes permanentes podem ser reimplantados, diferentemente dos dentes de leite.

Leia Também:  Camisetas Brancas e Sofisticadas – Dicas e Looks

O tempo de reimplantação

Após a avaliação do problema dentário, é importante que os dentes sejam reimplantados em até 30 minutos após o trauma. Em geral, os que sofrem a reimplantação nesse período, costuma ter bom prognóstico. Após os 30 minutos, a taxa de sucesso cai de forma rápida, proporcionando um prognóstico ao procedimento.

Como manter o dente quebrado

Quando o indivíduo apresenta trauma de face, tendo consequência o dente quebrado, é importante que além dele buscar a orientação de um especialista, aprender a manter o pedaço quebrado. Isso é um fato principal para colaborar com o bom prognóstico da implantação dentária.

O dente quebrado deve ser colocado em um ambiente úmido, preferencialmente na saliva, guardando-o debaixo da bochecha ou da língua. Outras alternativas são: o soro fisiológico ou um pano molhado.

Primeiros socorros para os  acidentes com dentes permanentes

Separamos abaixo um resumo de como o indivíduo deve se portar, diante de um dente quebrado.

  • O indivíduo deve pegar o dente avulsionado apenas pela coroa, evitando o contato com a raiz;
  • Após, deve-se lavar o dente em água corrente limpa, de forma a remover qualquer resíduo;
  • O dente deve ser colocado em um copo com soro fisiológico ou mantido na boca;
  • O indivíduo deve buscar a orientação de um especialista, o quanto antes.

    Os dentes está muito sujeitos a traumas. (Foto: divulgação)

Muitos indivíduos já passaram pela situação de ter um dente quebrado. No entanto, realizando uma boa conservação é possível ter sucesso na reimplantação dentária. Após conhecer os primeiros socorros para dente quebrado, é importante seguir as dicas e buscar a orientação o quanto antes.

Top