Primeiros socorros em casos de envenenamento

PUBLICIDADE

A intoxicação por ingestão de um produto gera uma série de sinais e sintomas importantes. Muitas vezes esse problema chega a ser fatal, se não atendido rapidamente. Quase todas as substâncias, quando ingeridas em grandes quantidades, podem ter um efeito tóxico ao organismo. É importante lembrar que crianças e idosos são as pessoas mais vulneráveis a intoxicação acidental.

Os sintomas de intoxicação dependem do produto, da quantidade que foi  ingerida e de certas características físicas do indivíduo, como o metabolismo, da pessoa que o ingeriu.

Substâncias toxicas mais comuns:

PUBLICIDADE

Produtos que podem ser encontrados em casa: Acetona, água sanitária, álcool, anti-séptico bucal, naftalina, cloro, cola, desodorante, detergente, esmalte de unha, gasolina, inseticidas, perfumes, querosene, soda cáustica, tintas e vernizes.

Alimentos: Alimentos fora do prazo de validade, bebidas alcoólicas, alguns tipos de cogumelo, noz moscada e pimentas.

Medicamentos: Qualquer medicamento, quando ingerido em grande quantidade, pode causar intoxicação.

O que fazer imediatamente?

Em caso de envenenamento por ingestão de algum produto, a primeira coisa que se deve fazer é tentar descobrir a substância ingerida, porque o tratamento varia de acordo com o produto tóxico.

Ligue para um socorro médico, o quanto antes. Normalmente, pode-se chamar os bombeiros ou o SAMU (192). Porém, enquanto aguarda a chegada da ambulância, peça orientação por telefone para o Centro de Controle de Intoxicação de sua cidade. 

PUBLICIDADE

Quais os primeiros socorros a serem prestados? 

  1. Nunca induza o vômito na pessoa intoxicada.

Essa atitude pode causar lesão no tubo digestivo da vítima e não irá resolver o problema, podendo até agravá-lo. Em casos de envenenamento por produtos corrosivos (ácido e bases) e derivados de petróleo, vomitar vai piorar o quadro da vítima. Porém, se ocorrerem vômitos involuntários, cuide para que a vítima use um recipiente, para que o material possa ser analisado pelos médicos posteriormente.

1- Evite que a vítima faça a ingestão de algum líquido.

Não é aconselhado a ingestão de leite. Qualquer líquido que o paciente ingerir, quando intoxicado, pode causar mais dano. O certo é não beber nada.

2- Não imobilize a pessoa caso ela apresente convulsões.

Não é necessário segurar a sua língua. Apenas garanta que ela não vai esbarrar em algo e se machucar ainda mais.

3- Não faça respiração boca a boca.

Se houver parada respiratória, a respiração boca a boca não adianta muito. Por isso, apresse a ida para o hospital.

4- Se a vítima estiver sentindo frio, é importante agasalha-la.

5- Deite a vítima de lado, com a cabeça apoiada sobre o braço, para evitar que ela se sufoque caso apresente vômitos involuntários.

6- Fique atento a cada reação do indivíduo intoxicado.

Observe se a vítima está fria ou quente, se saliva, vomita, se está confusa ou sonolenta Essas informações serão de grande valia para o médico que o atender.

7- Caso seja possível, leve junto com o paciente o produto que causou o envenenamento. Pode ser a embalagem ou o resto do produto.

Tratamento

O tratamento mais comum, para os casos de ingestão acidental de substâncias tóxicas, é a administração de carvão ativado. Esse produto tem a capacidade de absorver os elementos tóxicos que se encontram suspensos no estômago.

Outra conduta comum é a lavagem estomacal, visando a retirada da substância que ainda estiver no estômago, para que não continue aumentando os níveis do produto tóxico no sangue.

Dependendo de cada substância o tratamento é diferente. Existem medicamentos capazes de controlar a intoxicação. Por isso, é muito importante saber o que o paciente ingeriu.

Tenha sempre em mãos o número de socorros possíveis como SAMU, ambulância ou bombeiros.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.