Primeiro SMS completa 20 anos

PUBLICIDADE

O SMS (Short Message Service) é um serviço que permite o envio de mensagens curtas por baixo custo, sendo mais viável financeiramente do que fazer uma ligação. O popular torpedo normalmente suporta até 160 caracteres e pode chegar dentro de poucos segundos no outro celular.

Desde quando foi criado, há 20 anos, SMS continua facilitando a comunicação entre as pessoas. (Foto:Divulgação)

O primeiro SMS foi enviado há 20 anos, mas esta tecnologia continua resistente ao tempo, mesmo com a criação de novas formas de comunicação nos smartphones mais modernos. As pessoas continuam se falando através das mensagens de texto e encontram várias implicações para este recurso.

Saiba mais: Troca de Torpedos de Graça: Apps Gratuitos de SMS

PUBLICIDADE

SMS: como tudo começou

Há 20 anos, o primeiro SMS foi enviado, dando início a uma verdadeira revolução na forma como as pessoas se comunicam. O envio do torpedo aconteceu de um pequeno escritório em Newbury, no sul da Inglaterra, consistindo numa simples mensagem de texto que dizia “Feliz Natal”.

O primeiro SMS foi encaminhado exatamente no dia 3 de dezembro de 1992, pelo engenheiro Neil Papworth. Ele resolveu enviar a mensagem ‘Merry Christmas’ ao diretor de telecomunicações da Vodafone após ter trabalhado no desenvolvimento de um software específico para esta forma de interatividade. Como os celulares não tinham teclado na época, Papworth digitou a mensagem em um teclado de computador.

A princípio, a britânica Vodafone procurou desenvolver uma tecnologia para melhorar o funcionamento do saudoso ‘paging’ (bipe). Na época, ninguém percebeu que o novo recurso seria um grande avanço para os meios de comunicação e para a cultura no mundo todo.

Neil Papworth, a primeira pessoa a enviar um SMS. (Foto:Divulgação)

Em entrevista para rádio BBC, Neil Papworth afirmou que no começo a tecnologia de SMS foi interpretada apenas como um novo item para o pager executivo. Os empresários, então, teriam mais facilidades, pois as secretarias poderiam entrar em contato para saber o que fazer ou aonde ir.

Quando enviou o primeiro SMS, Neil Papworth era um jovem de 22 anos no início de carreira. Ele trabalhava na empresa Sema Group Telecoms e contribuía com o desenvolvimento do Short Message Service Centre (SMSC).

Em entrevista, Papworth confessou que não imaginava que contribuiria com um fato histórico ao enviar uma mensagem de texto. Depois de encaminhar o SMS para o diretor Vodafone, ele apenas sentiu alívio, pois conseguiu demonstrar a sua capacidade no trabalho.

PUBLICIDADE

A Vodafone investiu nas mensagens de texto e elas ganharam popularidade rapidamente. Com isso, a companhia solicitou mais equipamentos para dar suporte ao sistema.

A popularização da mensagem de texto

A mensagem de texto somente se popularizou com a criação dos planos pré-pagos. (Foto:Divulgação)

No início dos anos 90, o SMS era um recurso para poucos. Os primeiros a adotar o sistema de mensagens de texto foram os executivos e os apaixonados por tecnologia. Em 1995, a média de torpedos enviados pelos clientes GSM foi de apenas 0,4 mensagem de texto por mês.

As mensagens de textos se tornaram realmente populares com a criação dos planos pré-pagos, atingindo principalmente a geração mais jovem. De 2007 a 2010, o número de SMS enviados subiu de 1,8 trilhão para 6,1 trilhões. Em 2011 este número aumentou para 8 trilhões de mensagens encaminhadas, uma média de 15 milhões de torpedos enviados por minuto.

Veja também:  SMS Nextel: como enviar grátis

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.