Primeiro Imóvel – Dicas Para Comprar

A compra da casa própria não é uma tarefa simples, as pessoas devem ficar atentas a alguns critérios para escolher uma boa moradia. Além…

A compra da casa própria não é uma tarefa simples, as pessoas devem ficar atentas a alguns critérios para escolher uma boa moradia. Além de uma infraestrutura segura e confortável, a casa também precisa ter uma boa localização e estar com todos os seus impostos em dia.

Antigamente era comum as pessoas guardarem dinheiro para construir a casa, a quantia era armazenada para a compra dos materiais e pagamento da equipe de obra. No entanto, está sendo mais vantajoso adquirir um imóvel pronto, que atenda as necessidades dos futuros moradores.

As imobiliárias atuam na intermediação dos imóveis, ou seja, são responsáveis por fazer o anúncio dos apartamentos e casas disponíveis a venda. Antes de fechar um negócio, é importante seguir alguns critérios para a compra da casa, onde o futuro morador vai ficar atento aos prós e contras do imóvel em questão.

A primeira dica é fazer uma avaliação da infraestrutura, todos os cômodos precisam estar em bom estado e nenhuma área da casa deve comprometer a segurança dos moradores. Uma avaliação criteriosa do imóvel será útil para identificar infiltrações nas paredes, danos na pintura ou problemas de encanamento.

Ficar atento às condições do orçamento também é uma das dicas para comprar a casa, afinal, o financiamento não pode ir além da sua disposição financeira. Para fazer economia, prefira uma propriedade menor e com baixos custos de impostos e manutenção. A escolha da moradia também vai depender do tamanho da família, é fundamental que todos os moradores se sintam confortáveis e que haja espaço para uma acomodação agradável para todos.

A aquisição do primeiro imóvel dificilmente acontece com o pagamento a vista, as pessoas estão optando pelo financiamento habitacional oferecido por algumas instituições financeiras, como é o caso da Caixa. No momento da compra, procure dar uma boa entrada em dinheiro para que o valor do financiamento seja menor e não prejudique o orçamento.

É importante que o comprador fique atento ao IPTU do imóvel, antes de fechar o negócio verifique se todos os impostos estão devidamente pagos. Tanto o consórcio como o financiamento são planos viáveis para a compra da casa ou apartamento, meios interessantes para aplicar o dinheiro e sair de vez do aluguel.

As orientações para comprar casa não param por aí, também é necessário conhecer a localização do imóvel e avaliar se ela está bem posicionada na cidade. Deve ser um lugar com fácil acesso a transporte público, supermercado, farmácia e colégios. Fique atento também ao perfil da sua vizinhança.


Top