Primeiro curso superior virtual da América Latina

A USP (Universidade de São Paulo) lançou o primeiro curso superior virtual da América Latina. A formação será ministrada por professores da instituição através…

Por Isabella Moretti em 01/07/2013

A USP (Universidade de São Paulo) lançou o primeiro curso superior virtual da América Latina. A formação será ministrada por professores da instituição através da moderna plataforma do portal Veduca.

A USP quer transformar o conhecimento em um bem público. (Foto:Divulgação)

Grandes instituições de ensino pelo mundo já investem em cursos gratuitos pela internet, como é o caso de Stanford, Michigan, Pennsylvania, Princeton, Harvard e MIT. A USP, por sua vez, é a primeira instituição de nível superior da América Latina a disponibilizar aulas gratuitas e virtuais para o público em geral.

Entenda o curso MOOC da USP

O curso superior virtual da USP pertence à modalidade MOOC, ou seja, ele é online, gratuito e de nível superior. Desde que foi lançado em parceria com o portal Veduca, em 12 de junho, o sistema já registrou 10 mil participantes inscritos.

Através da plataforma de aprendizagem, os estudantes podem cursar duas disciplinas à distância: física mecânica básica (25 aulas) e probabilidade e estatística (19 aulas).

O curso de física básica apresenta os princípios básicos da disciplina. Ele fala sobre uma ciência que estuda a natureza e os seus fenômenos, buscando analisar as relações e propriedades para explicar as consequências. O curso disponível na plataforma Veduca tem duração de 21 horas e aulas ministradas por Vanderlei Salvador Bagnato, coordenador da Agência USP de Inovação.

O curso de física básica conta com 25 aulas. (Foto:Divulgação)

O curso de probabilidade estatística mostra que a matemática é a ciência do raciocínio lógico, com a capacidade de estudar quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. A formação dura 15 horas e é ministrada por Melvin Cynbalista e André Leme Fleury, do Departamento de Engenharia de Produção.

Os cursos MOOC são diferentes das videoaulas e materiais de apoio. Eles permitem que o aluno curse uma determinada disciplina do início ao fim e pode até garantir a emissão de certificado. O aprendizado é mais produtivo porque requer a realização de exercícios e oferece contato com o professor através de chat.

Ao término do curso, o aluno MOOC participará de uma prova presencial na USP para conseguir certificado.

O curso MOOC está sendo possível graças a parceria com o Veduca. (Foto:Divulgação)

Acesse o Portal Veduca e se inscreva no curso superior virtual.

Sobre a USP e o Veduca

A USP é uma universidade consagrada no Brasil, que existe desde 1934 e ocupa a posição de melhor instituição de ensino superior do país. O Veduca é um portal recente, que foi criado a princípio para legendar videoaulas de universidades estrangeiras.

Atualmente, a USP e o site Veduca estão trabalhando em parceria para democratizar o conhecimento.

Top