Primeiras visitas ao bebê: cuidados necessários

PUBLICIDADE

Dentro da barriga da mãe, o bebê está protegido de todas as ameaças exteriores. Porém, quando ele nasce, muitas mães, em especial as de primeira viagem, ficam desesperadas, com medo de expô-lo a situações de perigo. Como consequência, acabam tendo um zelo excessivo com o recém-nascido. Saiba mais sobre os cuidados necessários que devem existir com o bebê, durante as primeiras visitas.

O nascimento do bebê, é um momento muito esperado pelos familiares. (Foto: divulgação)

As visitas aos bebês

Diferente do que muitas mães pensam, as visitas, durante os primeiros dias da criança, não são proibidas. Com a chegada do bebê, a casa da família se enche de alegria e é natural que os parentes queiram conhecer o novo membro da família. É ideal que os pais evitem que muitas pessoas visitem o pequeno de uma só vez e que as vistas sejam demoradas. O tempo ideal de permanência de cada familiar é de, no máximo, 45 minutos. Dessa forma, é possível respeitar o período de descanso da mãe e ainda, deixa que o pequeno se adapte ao novo ritmo de sono.

Cuidados durante as visitas

Os pais devem evitar que as visitas peguem o bebê no colo, com muita frequência. Isso porque o recém-nascido precisa de sossego, assim como uma interação adequada com o pai e a mãe. No entanto, é difícil que aconteça esse controle. Por isso, é ideal pedir para que os visitantes lavem bem as mãos com água e sabão antes de pegar o pequeno. Além disso, é importante evitar que a pessoa tenha contato com a criança, quando estiver com algum quadro infeccioso.

PUBLICIDADE
Conheça os cuidados que devem existir, durante a primeira visita aos bebês. (Foto: divulgação)

A visita de outras crianças

O recém-nascido pode e deve ter contato com outras crianças da família. No entanto o exagero deve ser evitado. Isso porque o bebê ainda tem um sistema imunológico imaturo e, pelo fato de ainda não ter recebido todas as vacinas que compõe o calendário vacinal, estão susceptíveis ao desenvolvimento dessas.

Evitando o zelo excessivo

Os pais devem evitar o zelo excessivo e por isso, podem levar os bebês para passear, mesmo no primeiro mês. No entanto, eles devem evitar frequentar lugares com grandes aglomerações de pessoas, como festas, supermercados e shoppings. Quando o tempo permitir, o passeio ao ar livre é muito bem vindo.

Os bebês podem ter contato com outras crianças, desde o nascimento. (Foto: divulgação)

O nascimento do bebê é um dos momentos mais esperados tanto pelos pais, quanto pelos familiares. Após conhecer mais sobre os cuidados necessários que devem existir com as primeiras visitas, é ideal seguir as orientações e curtir o pequeno.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.