Primeira viagem como mochileiro: dicas

Juntar dinheiro, pegar a mochila e viajar sem roteiro definido é o sonho de muitas pessoas, que cada vez mais se tornam adeptas do…

Juntar dinheiro, pegar a mochila e viajar sem roteiro definido é o sonho de muitas pessoas, que cada vez mais se tornam adeptas do “turismo de mochilão”, modalidade que permite aos viajantes conhecer lugares e culturas diferentes, gastando menos que nas viagens convencionais.

Para realizar esse sonho, não basta arrumar a mochila, economizar uns trocados e sair para o primeiro destino que vier à cabeça. É preciso se planejar e buscar o máximo de informações sobre os roteiros que você pretende seguir, principalmente se estiver se aventurando pela primeira vez.

Ainda não escolheu o destino? Roteiro turístico para mochileiros

Se você é um mochileiro de primeira viagem, não deixe de conferir algumas dicas, que certamente irão tornar a sua experiência ainda mais agradável.

Planejando o roteiro

O primeiro passo que o mochileiro deve seguir é planejar o seu roteiro com antecedência, escolhendo as cidades pelas quais vai passar. A partir daí, você pode pesquisar a melhor maneira de se deslocar entre elas e as suas principais atrações turísticas.

A documentação deve estar em dia

Não se esqueça de conferir a sua documentação, dando atenção especial à validade do passaporte e ao visto de entrada. Se for o caso, ele deve ser solicitado com antecedência. Veja também se há a exigência de vacinas para entrar no país.

Planeje os gastos

Faça uma estimativa de tudo o que você vai gastar durante a viagem, para não passar nenhum aperto. Inclua na conta a hospedagem, o transporte, a alimentação, algumas compras e passeios. É interessante levar uma quantia extra, para cobrir possíveis eventualidades.

Veja mais dicas: Como fazer uma viagem com pouco dinheiro

O peso da mochila

Com relação à mochila, dê preferência aos modelos com alças reguláveis e barrigueira, que são mais confortáveis. Não existe um tamanho ideal de mochila, porém, quanto menor ela for, maior poderá ser o conforto.

Leia também: Mochilas de viagem – modelos, onde comprar

Na hora de fazer a bagagem, prefira roupas leves e fáceis de lavar e secar, pois assim você pode diminuir o peso da mochila e ter roupas limpas sempre que precisar. Não se esqueça de pesquisar o clima dos destinos e de levar roupas adequadas, evitando sempre o excesso.

A hospedagem

Para economizar na hospedagem, a dica é procurar por albergues e hostels, que oferecem estadias mais baratas. Há também a opção de buscar uma hospedagem colaborativa, que sai de graça (confira os sites Couchsurfing e Hospitality Club) ou optar por se hospedar em residências comuns (detalhes no site Airbnb).

A segurança

Os mochileiros devem ficar sempre atentos a possíveis golpes aplicados contra viajantes, conversando com pessoas que já estiveram naqueles locais e evitando passar por lugares perigosos. Proteja também a sua mochila, colocando cadeados em todos os zíperes e guardando-a em local seguro.






Top