Primeira usina de energia solar de SP

PUBLICIDADE

No último dia 27, a maior usina solar do país e primeira no estado de São Paulo começou a operar, na cidade de Campinas. Os equipamentos que captam os raios do sol e o transformam em eletricidade usam a energia fotovoltaica, obtida por meio da conversão direta da luz solar. A produção vai integrar a rede de abastecimento de eletricidade a partir de 2013.

Leia mais sobre: Artistas gravam vídeo contra usina hidrelétrica na Amazônia

As usinas de geração de eletricidade solar ajudam a não poluir o mundo (Foto: Divulgação)

657 clientes serão atendidos em 2013 com a energia solar

A previsão da concessionária que administra a usina solar campineira é que os dois tipos de placas instaladas na subestação Tanquinho consigam abastecer mensalmente 657 consumidores, que utilizem a média de 200 kWh. Segundo informações divulgadas pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), ao menos 70% da população da cidade do interior paulista se encaixa nesse perfil de consumo e uma grande parcela será beneficiada com esse sistema de produção de eletricidade através dos raios do sol. A outra subestação de energia solar em operação no Brasil está implantada no Ceará.

PUBLICIDADE

Saiba mais sobre: Fontes Alternativas De Energia Elétrica: Quais São

A usina campineira começa a funcionar em 2013 (Foto: Divulgação)

Investimentos empregados na usina solar

O projeto aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) foi desenvolvido pela CPFL, com ajuda da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e empresas spin-offs – que derivaram da própria instituição. O estudo sobre a usina solar paulista vai continuar até março de 2015, quando a companhia de energia deverá propor à Agência Nacional de Energia Elétrica arranjos técnicos comerciais para a inserção da geração fotovoltaica na matriz energética brasileira. “Neste período, a ideia é verificar quais são as melhores tecnologias para cada região do Brasil”, disse o diretor da CPFL Serviços, Rubens Bruncek Ferreira.

Como funciona a usina solar se São Paulo?

Formada por estruturas chamadas células solares, os painéis fotovoltaicos têm como objetivo a criação de uma diferença de potencial elétrico entre os terminais por ação da luz, que por sua vez, faz com que as células absorvam a energia solar e façam a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas. O funcionamento do equipamento que gera eletricidade na usina solar tem funcionamento similar ao de uma bateria.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.