Primeira ligação de celular completa 40 anos

De acordo com um levantamento divulgado pela União Internacional das Telecomunicações (ITU), seis em cada sete pessoas no mundo têm celular. Isto significa que…

De acordo com um levantamento divulgado pela União Internacional das Telecomunicações (ITU), seis em cada sete pessoas no mundo têm celular. Isto significa que seis bilhões de pessoas possuem o dispositivo móvel.

Martin Cooper realizou a primeira ligação de celular em 1973. (Foto:Divulgação)

Apesar de o celular ter conquistado notoriedade em todas as partes do mundo, principalmente nos países desenvolvidos, ele não é algo tão novo. A primeira ligação realizada por um aparelho móvel completou 40 anos nesta quarta-feira (3).

Saiba mais: Menor celular do mundo: saiba mais

Como foi a primeira ligação de um celular?

No dia 3 de abril de 1973, Martin Cooper, engenheiro da Motorola, realizou a primeira ligação através de um telefone móvel da história. Na chamada, ele disse: “Alô? Estou ligando apenas para checar se a ligação está boa”.

Martin Cooper usou o celular diretamente das ruas de Nova York, ligando para o chefe do escritório da operadora AT&T. Na época, a empresa era concorrente da Motorola. Joel Engel, que atendeu a primeira ligação, ficou mudo, pois tinha acabado de perder a corrida da invenção do primeiro celular.

O primeiro celular a ser desenvolvido no mundo foi o Motorola DynaTAC. O aparelho era um típico “tijolão”, media 25 centímetros e pesava mais de um quilo. A bateria criada para manter o dispositivo funcionando levava 10 horas para recarregar e a carga durava apenas 20 minutos.

O primeiro celular a ser comercializado

Os primeiros modelos de celular eram 'tijolões'. (Foto:Divulgação)

Dez anos depois de apresentar o protótipo, a Motorola finalmente lançou o primeiro celular comercializável, o DynaTAC 8000x. Quando chegou ao mercado americano, em 1983, o aparelho ainda era pesado, mas custava US$ 4 mil. Longe de ser popular, a invenção do primeiro celular necessitou de um investimento de US$ 100 milhões da Motorola.

Leia Também:  Tudo sobre o Apple Watch

Aos poucos, o celular DynaTAC 8000x se tornou reconhecido no mundo todo e virou um símbolo da tecnologia dos anos 80. Em alguns filmes, como “Psicopata Americano” (2000), os personagens aparecem usando o aparelho.

Martin Cooper, líder da equipe que inventou o primeiro celular, se tornou um dos grandes nomes da Motorola. Até hoje o engenheiro é considerado o “pai” dos telefones móveis.

O DynaTAC 8000x foi um ícone dos anos 80. (Foto:Divulgação)

Devido ao preço de estreia, Cooper achou que o primeiro celular não faria tanto sucesso. Contudo, o design do aparelho foi usado pela Motorola por quase 15 anos.

Em 1991, a segunda geração de celulares começou a ser fabricada na Finlândia, só que desta vez apostando em aparelhos mais compactos e baratos. Quando a terceira geração foi apresentada ao mundo, em 2001, o serviço de telefonia móvel já tinha conquistado o mundo.

Veja também: A evolução dos computadores: fotos

Top