Primeira consulta no ginecologista: dicas

A consulta com o médico ginecologista é um momento indesejado para muitas mulheres, especialmente as mais tímidas, que acabam dando tanta importância ao medo…

Por Editorial MDT em 26/02/2013

A consulta com o médico ginecologista é um momento indesejado para muitas mulheres, especialmente as mais tímidas, que acabam dando tanta importância ao medo e ansiedade e se esquecem de aproveitar a ocasião para tirar todas as dúvidas sobre a saúde íntima. Esse tipo de consulta costuma ser muito mais difícil quando é realizada pela primeira vez, pois inúmeras dúvidas surgem e, muitas vezes, a mulher simplesmente tenta adiar esse momento ao máximo possível, podendo trazer prejuízos à sua saúde. Confira dicas para a primeira consulta no ginecologista.

Saiba mais sobre a primeira consulta ginecológica.

A consulta ginecológica é fundamental para garantir a saúde da mulher. (Foto: divulgação)

Quem deve ir ao ginecologista

As consultas médicas com ginecologista são recomendadas para todas as mulheres com vida sexual ativa. Antes disso, apesar de não ser necessárias consultas de rotina, também é possível agendar horários para esclarecer dúvidas sobre ciclos menstruais, uso de métodos anticoncepcionais ou simplesmente para se familiarizar com a equipe médica e o ambiente.

Como funciona a consulta

Uma boa dica para tornar o momento menos desagradável é procurar por um profissional de confiança. Nesse momento, vale a pena pedir indicações para familiares ou amigas, pois, saber que o médico cuida de algum conhecido, pode deixar o paciente mais confortável, especialmente quando é a primeira visita.

Para diminuir o nervosismo, é possível ir acompanhada da mãe, irmã ou qualquer outra pessoa que se disponha a dar apoio nesse momento tão delicado. Vale a pena escolher acompanhantes que já tenham passado pela experiência, pois são capazes de dar dicas sobre o procedimento.

Ir acompanhada da mãe ou outra pessoa de confiança pode ajudar. (Foto: divulgação)

A consulta consiste numa conversa, onde o médico irá questionar sobre a vida sexual, uso de métodos contraceptivos e eventuais doenças sexualmente transmissíveis, dando oportunidade para que a paciente faça qualquer tipo de pergunta sobre o assunto. Vale a pena lembrar que é necessário responder todas as perguntas com honestidade, para que o tratamento e orientação corretos sejam instituídos.

Em seguida é realizado o exame físico, constituído por toque vaginal e o exame especular da vagina, além de exame físico abdominal, das mamas e coleta do papanicolau. Apesar de parecerem um tanto quanto assustadores, esses procedimentos são rotinas-médicas e servem para detectar possíveis anormalidades.

Veja dicas de como escolher entre um ginecologista homem e mulher.

Dicas para a primeira consulta

Algumas dicas são capazes de ajudar na primeira visita ao ginecologista e ainda tornar esse momento mais proveitoso. Confira:

  • Vale a pena agendar a consulta para uma data que corresponda ao meio do seu ciclo menstrual, lembrando que o ciclo se inicia no primeiro dia de sangramento e termina o primeiro dia de sangramento do próximo período;
  • Evite manter relações sexuais por, pelo menos, cinco dias antes da consulta;
  • Para não deixar nada passar batido, escreva uma lista com todas as perguntas;
  • Não deixe de dizer ao médico que é sua primeira vez em consulta, pois assim ele fará o possível para tornar o momento menos desagradável.

Confira algumas perguntas que merecem ser feitas ao ginecologista.

É importante anotar todas as dúvidas para que sejam esclarecidas pelo médico. (Foto: divulgação)

A primeira consulta ao ginecologista pode ser bastante temida para algumas mulheres, mas é inevitável. Por isso é necessário se preparar para esse momento, conhecendo mais sobre os procedimentos realizados e lembrando de seguir algumas dicas simples, mas que são capazes de minimizar o constrangimento e proporcionar o melhor aproveitamento do tempo.

Top