Prevenir cáries nos dentes de leite

Perto dos seis meses de vida da criança os dentes começam a nascer. Nesse período, os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados.…

Perto dos seis meses de vida da criança os dentes começam a nascer. Nesse período, os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados. Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a higiene bucal deve começar desde cedo, retirando os resíduos quando se tem somente gengiva. Saiba mais sobre o assunto e veja como prevenir cáries nos dentes de leite.

Os pais devem ensinar os filhos a escovar os dentes. (Foto: divulgação)

Cáries nos dentes de leite

Segundo especialistas, a perda de dentes de leite por cáries pode comprometer o desenvolvimento da boca da criança. Se ocorrer a troca precoce da dentição, os dentes permanentes podem nascer com dificuldade, tortos e ainda causar danos para a mordida.

Sendo assim, é indispensável que os pais ensinem as crianças desde pequenas como deve ser feita a limpeza dos dentes. Além disso, eles devem servir como exemplo para os filhos, mostrando a importância de manter a saúde bucal em perfeito estado.

O uso de fio dental nos dentes da criança é essencial. (Foto: divulgação)

Veja também primeiros dentes do bebê, como cuidar 

Como prevenir cáries nos dentes de leite

1. Uso de gaze na gengiva: antes de nascerem os primeiros dentes é preciso fazer a higiene da gengiva. A mãe pode colocar uma gaze umedecida com água mineral limpando levemente a gengiva do bebê. O ato de higienizar a gengiva ajuda no nascimento dos dentes.

2. Escova de dente: para os bebês, os pais devem optar pelas escovinhas que encaixam nos dedos. Assim que a criança começar a falar e desenvolver coordenação motora, o ideal é que ela comece a escovar sozinha.

3. Creme dental: a pasta de dente pode ser a mesma dos adultos, porém as crianças podem não gostar do sabor. Por isso, prefira as opções infantis que possuem sabor mais adocicado.

Leia Também:  Esmaltes com efeito couro Nails Inc.

4. Fio dental e enxaguante bucal: o uso de fio dental é necessário desde o nascimento dos primeiros dentes, pois dessa forma a criança se adapta facilmente ao hábito. O uso de antissépticos pode trazer muitos benefícios quando contiver flúor, pois auxilia no controle da placa bacteriana. Crianças menores de seis anos devem usar soluções que não contenham álcool.

5. Evite doces: evite alimentos muito açucarados. O hábito de colocar açúcar no leite pode ser prejudicial para os dentes da criança.

6. Escovação: a escovação noturna é considerada a mais importante do dia, já que boca fica mais susceptível ao surgimento de cáries. Durante o sono, a produção de saliva diminui, o que torna o pH da boca menos saudável. Porém, é importante inserir o hábito de escovar os dentes após as refeições para eliminar os restos de comida.

7. Evite beliscar alimentos: evite deixar que a criança fique beliscando os alimentos durante todo o dia, mesmo que não contenham açúcar. Esse ato favorece para o aumento da placa bacteriana e formação da cor amarela em volta dos dentes.

A higiene bucal deve ser praticada logo cedo. (Foto: divulgação)

Veja também dentes de leite cuidados

A prevenção de cáries em dentes de leite deve começar muito antes do nascimento dos mesmos. A higienização da gengiva e dentes de leite é essencial para prevenir as cáries. Aposte em uma boa escovação, alimentação saudável e produtos de qualidade para serem usados nos dentes das crianças. Não se esqueça de usar o fio dental desde cedo para que a criança adote o hábito.

Top