Presença de computador em moradias triplica, mas ainda não chega a 40%

O número de bens duráveis em domicílios dos brasileiros cresceu nos últimos dez anos, segundo aponta o levantamento realizado pelo Censo 2010, publicado na…

O destaque foi para o computador, que triplicou neste intervalo, saltando de 10,6% para 38,3%.

O número de bens duráveis em domicílios dos brasileiros cresceu nos últimos dez anos, segundo aponta o levantamento realizado pelo Censo 2010, publicado na última sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O destaque foi para o computador, que triplicou neste intervalo, saltando de 10,6% para 38,3%. No entanto, o indicador ainda revela que nem metade das casas do país possui o aparelho.

 Leia mais : Dicas Para Comprar Computador Bom e Barato

Pela primeira vez, o acesso à internet foi contabilizado e, segundo os dados, 30,7% dos domicílios possuíam acesso à internet. O levantamento ainda aponta que geladeiras e TVs estão presentes em mais de 90% das moradias. A máquina de lavar também teve crescimento,  saltando de 32,9% em 2000 para 47,3% em 2010.

Embora, de modo geral, as moradias atuais tenham mais bem duráveis do que nos últimos dez anos, ainda existem expressivas desigualdades entre as regiões. A proporção de moradias com máquinas de lavar no Sul, por exemplo, atinge 65,6% das moradias, enquanto Nordeste esse indicador é de 19%. Em relação ao computador, 48% das moradias do Sudeste possui o aparelho, já o Norte possui somente 22,7%.

Telefone fixo e celulares

O Sudeste é o único estado a não ultrapassar 50% de moradias somente com celular.

Os progressos na área de telefonia, de acordo com o IBGE, estimularam uma análise separada sobre telefones fixos e celulares dos demais bens. No caso da linha fixa, em dez anos, o número de residências com a linha instalada pouco cresceu, de 39,7% para 40,8%. Já em relação às residências só com celular atinge  47,1%.

Leia Também:  Restituição do Imposto de Renda 2008 – Consulta ao 2º lote

Leia também: Celulares dual chip em oferta

O Sudeste é o único estado a não ultrapassar 50% de moradias somente com celular. Nos demais, a porcentagem é superior, com destaque para o Norte e o Centro-Oeste, com as mais altas taxas: 57,9% e 57,4% respectivamente.

Top