Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Presbiopia: sintomas, causas, tratamento

Presbiopia: sintomas, causas, tratamento

A presbiopia afeta 40% da população mundial - principalmente pessoas acima dos 40 anos de idade

Presbiopia é a perda da capacidade de acomodação da visão, também chamada de “vista cansada”. Esse problema gera dificuldade para enxergar de perto. Normalmente começa a aparecer a partir dos 40 anos. Pode ser corrigida por óculos ou lentes de contato.

Algumas teorias explicam que a base desse distúrbio visual é a perda da capacidade de contração do músculo ciliar, juntamente com esclerose do cristalino, ou seja, o endurecimento da lente intraocular natural, reduzindo, assim, a capacidade de focar as imagens de perto.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a presbiopia não é uma doença, é apenas uma evolução natural da visão que diminui a capacidade de focagem em objetos quando perto.

Quase metade da população mundial possui esse problema. Tanto homens quanto mulheres são afetados. Não existe uma forma de prevenção para a presbiopia, devido ao fato de ser um fenômeno natural.

É importante realizar rotineiramente consultas ao oftalmologista, principalmente com o avançar da idade. Dessa maneira você pode diminuir os sintomas da presbiopia e também prevenir outras doenças, como o glaucoma.

Lentes de contato podem ser utilizadas para a correção da presbiopia

Óculos para a correção do problema

A opção mais utilizada para a correção da presbiopia são as lentes progressivas que se adaptam às necessidades de cada olho a qualquer distância. As primeiras lentes foram criadas há mais de 40 anos. Elas foram desenvolvidas com a intenção de conseguir usar uma só lente para uma visão mais precisa a todas as distâncias, sendo utilizadas até hoje.

A evolução tem sido constante, as últimas gerações de lentes progressivas oferecem aos usuários maior conforto, compensação atrativa e total liberdade de visão.

Lentes de contato na presbiopia

Uma outra alternativa para os pacientes que possuem grau de longe e de perto é a báscula (monovisão). Consiste na colocação de uma lente de contato em um olho com o grau de longe e no outro, outra lente com o grau de perto, eliminando-se a necessidade dos óculos.

Cirurgia corretiva para presbiopia

Existe uma nova técnica de cirurgia para a correção desse problema da visão, porém ainda está em testes. Se for aprovada, será uma ótima alternativa para quem sofre de presbiopia.

Sinais e sintomas

O primeiro sinal a se observar em pessoas que começam a desenvolver presbiopia é o afastamento de objetos para poder enxergá-los com maior nitidez.  Assim, com o passar dos anos, esse esforço vai aumentando gradativamente, até que a pessoa não consiga mais enxergar de forma nítida o objeto em qualquer distância.

Quem tem presbiopia possui dificuldade para enxergar de perto e acaba afastando o objeto para ver melhor
Recomendado para você
Bem Estar

Pacotes de viagens Peixe Urbano, ofertas

Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2018 (mais de 100 fotos incríveis)

Bem Estar

Hermes Pardini – resultados de exames

Bem Estar

Como tirar mancha de caneta da roupa – Faça em casa

Comentários
  1. Edson disse:

    E aquele estudo realizado na California com pessoas que têm presbiopia? Como está?
    Voluntários fixavam suas visões em pequenos quadradinhos em preto e branco, por trinta minutos, três vezes por semana; estimulando o córtex, a área do cérebro que processa as imagens.
    Informações indicam que os resultados foram espetaculares.
    Alguem sabe mais alguma coisa?

  2. Jamile Fleres Silva disse:

    Muito bom Adorei

  3. luis disse:

    é normal aparecer , tipo algumas cobrinhas reluzentes na vista, depois elas somem e gera um forte dores de cabeça??
    alguma explicação??
    obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *