Prêmio IBRAM de Arte Contemporânea 2011

PUBLICIDADE

O Ministério da Cultura em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus concedeu aos artistas nacionais a oportunidade de serem reconhecidos por seu talento e arte.

Ao todo serão dez artistas premiados. Cinco deles na categoria artista emergentes, que deverão legar o prêmio de R$60 mil cada um; e outros cinco na categoria artista estabelecido, ficando estes com R$100 mil cada. Além do valor em dinheiro, o Instituto Brasileiro de Museus também, deseja incorporar as obras vencedoras aos acervos dos museus brasileiros. O objetivo é proporcionar não só ao artista visibilidade, como também fazer com que público em geral conheça produções do seu próprio país.

As inscrições para concorrer a este prêmio começaram no dia 17 de outubro e vão terminar no dia 30 de novembro. Será permitida apenas a inscrição de uma obra por artista. Esta é a primeira edição do evento, que constitui uma das diversas ações do Governo Federal, visando premiar artistas e projetos que visem a modernização dos museus. Dentre os diversos projetos, o prêmio IBRAM de arte Contemporânea é um dos que oferecem os maiores prêmios.

PUBLICIDADE

Para os interessados em participar é importante saber o que define cada categoria da competição. O quesito artista emergentes é aquele que tem pelo menos uma obra reconhecida pela comissão de seleção, enquanto o artista estabelecido é aquele que tem no mínimo dois trabalhos reconhecidos.

Para participar desta premiação é necessário que o artista seja brasileiro nato, ou naturalizado ou estrangeiro que mantenha residência fixa no Brasil há pelo menos dois anos. A idade mínima para participação é de 16 anos, mas, os menores de 18 deverão ter a autorização de seus representantes legais. Também é importante esclarecer que a obra inscrita não deve ter sido antes premiada e que é proibido o uso de peças que já estejam sendo expostas por algum museu.

A comissão julgadora deste concurso será formada por três membros do Instituto Brasileiro de Museus, com notável saber a respeito da arte contemporânea. Dentre os critérios para avaliação estarão atributos como: a natureza investigativa e o caráter inovador da obra e a relação da obra quanto à pesquisa anterior do artista.

Os interessados devem se apressar, pois o período de inscrição acaba no último dia deste mês. Os artistas brasileiros não devem perder a oportunidade de ter sua obra incorporada ao acervo dos museus nacionais, lhes conferindo reconhecimento e popularidade entre os representantes da arte brasileira.

As inscrições podem ser feitas através do site www.museus.gov.br.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.