Premiação Rei da América – Neymar recebe prêmio

O dia 19 de janeiro marca a entrega do prêmio “Rei da América” para o atacante Neymar, do Santos, escolhido como o melhor jogador…

O craque santista se prepara para receber mais um prêmio

O dia 19 de janeiro marca a entrega do prêmio “Rei da América” para o atacante Neymar, do Santos, escolhido como o melhor jogador das Américas no ano de 2011. A tradicional premiação é organizada pelo jornal uruguaio El Pais, e a cerimônia ocorrerá na cidade de Montevidéu.

Um dos trunfos do craque santista para ganhar a eleição certamente foi a conquista da Taça Libertadores da América, quando a equipe brasileira derrotou na final o Peñarol, do Uruguai. Além disso, também pesou o ótimo desempenho do jogador ao longo de toda a temporada passada, chamando a atenção de vários clubes europeus, que tentaram a sua contratação a todo custo. Entre os principais interessados estavam os rivais espanhóis Barcelona e Real Madrid, que, por enquanto, não conseguiram tirar o jovem atacante do futebol brasileiro.

Outro prêmio conquistado recentemente por Neymar foi o “Puskas”, oferecido pela FIFA. O troféu é referente ao gol mais bonito de 2011 em todo o mundo, marcado pelo camisa 11 na partida entre Santos e Flamengo, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2011, quando o Peixe venceu o rubro-negro por 5 a 4.

Concorrentes

A concorrência foi com o chileno Eduardo Vargas

Inicialmente, foram selecionados 161 jogadores, que atuam em times de todo o continente. Depois de algumas eliminatórias, sobraram apenas dois atletas para a grande final. Além de Neymar, estava na disputa o atacante chileno Eduardo Vargas, campeão da Copa Sulamericana pelo Universidad de Chile.

Após a votação final, cujos eleitores foram cerca de 250 jornalistas convidados pelo periódico uruguaio, o santista Neymar acabou levando a melhor. Na edição anterior do prêmio, outro jogador que atua no futebol brasileiro também ganhou o troféu de melhor das Américas: o meia Andrés D’Alessandro, do Internacional, que igualmente havia sido campeão da Libertadores.

Leia Também:  Show de Katy Perry no Brasil em 2011

Melhor treinador

Oscar Tabárez foi eleito o melhor técnico das Américas em 2011

Quem também estará na noite de gala do futebol das Américas é o treinador Oscar Tabárez, eleito o melhor técnico do continente em 2011. Ele, que foi campeão da Copa América disputada na Argentina, comandando a seleção do Uruguai, derrotou concorrentes como Muricy Ramalho, do Santos; Edgardo Bauza, da LDU; Ricardo Gareca, do Vélez Sarsfield; e Bruce Arena, treinador da seleção dos Estados Unidos, entre outros.

Vencedores em outras edições

O baixinho Romário ganhou o prêmio quando jogava pelo Vasco

Esta é a 26ª edição do prêmio Rei da América, que escolhe anualmente os melhores jogadores e treinadores do futebol do continente. Alguns dos vencedores do prêmio em edições passadas, entre os atletas, são Bebeto (1989), Raí (1992), Cafu (1994), Chilavert (1996), Palermo (1998), Romário (2000) e Tévez (2004 e 2005).

Já entre os treinadores, alguns que levaram o prêmio foram Sebastião Lazaroni (1989), Telê Santana (1992), Daniel Passarela (1997) e Luiz Felipe Scolari (1999 e 2002).

 

Top