Prefeitura de SP autoriza a reabertura do shopping Center Norte

Editorial MDT 06/10/2011 Brasil

(Foto: Marcelo Mora/G1)

A Prefeitura de São Paulo autorizou a reabertura do Shopping Center Norte, interditado desde a quarta-feira (5). A decisão foi anunciada hoje e aconteceu após a realização de vistorias no novo sistema de drenagem do gás metano do subsolo.

Em uma primeira vistoria realizada ontem (5), o órgão ambiental considerou que a exigência da instalação de um sistema emergencial de drenagem foi cumprida. Já na inspeção de hoje, afastou o risco de explosão e a Cetesb suspendeu hoje a multa diária de R$ 17.450 imposta ao Shopping Center Norte desde o dia 19 de setembro.

Com a autorização concedida, a administração do Shopping Center Norte divulgou que reabre amanhã. Outros estabelecimentos localizados no mesmo complexo, como o Carrefour e o Lar Center também voltarão a funcionar.

De acordo com informações da Folha, se o Center Norte terá 120 dias para regularizar outras pendências.

Entenda o caso.

O Shopping Center Norte, localizado na Zona Norte de São Paulo, foi construído em um terreno que servia como depósito de lixo e no qual há altas concentrações do gás metano. De acordo com a Cetesb, havia risco de explosão causada pelo vazamento do gás, que é inflamável.

O local estava fechado desde quarta-feira (5), quando a justiça cassou a liminar que mantinha o local em funcionamento. A mesma determinação já havia sido recebida em 26 de setembro, quando a Prefeitura ordenou a interdição em 72 horas além da aplicação de multa de R$ 2 milhões pelo não cumprimento de exigências da Cetesb.

Após dois dias, a administração assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público, se comprometendo a instalar oito novos drenos de gás em 20 dias, porém a prefeitura considerou a medida como insuficiente.

Ontem, a administração do centro comercial afirmou ter instalado 11 drenos interligados a nove máquinas a vácuo, tendo assim um dreno a mais que o exigido no TAC e esperava cumprir as medidas determinadas pela Cetesb antes do prazo firmado, que originalmente previa sua finalização para 17 de outubro.

O shopping Center Norte é o segundo maior de São Paulo em fluxo de pessoas, com um público diário de 80 mil pessoas de segunda a sexta e de 120 mil nos finais de semana.

Outros artigos

Telhas Portuguesas Preços, Onde Comprar

15/10/2010

Telhas Portuguesas Preços, Onde Comprar

Se vocês vão construir então é necessário que escolham aparelhos de qualidade e que também possam atender a todas as suas expectativas, existem uma variedade bem...

Leilões de eletrodomésticos em SP

28/11/2011

Leilões de eletrodomésticos em SP

Os leilões são os principais lugares onde as pessoas desejam comprar bons produtos gastando pouco. Nos últimos anos, muitas opções têm surgido nestes espaços e t...