Prefeitura de SP autoriza a reabertura do shopping Center Norte

Prefeitura de SP autoriza a reabertura do shopping Center Norte

Editorial MDT 07/10/2011 Brasil

PUBLICIDADE

(Foto: Marcelo Mora/G1)

A Prefeitura de São Paulo autorizou a reabertura do Shopping Center Norte, interditado desde a quarta-feira (5). A decisão foi anunciada hoje e aconteceu após a realização de vistorias no novo sistema de drenagem do gás metano do subsolo.

Em uma primeira vistoria realizada ontem (5), o órgão ambiental considerou que a exigência da instalação de um sistema emergencial de drenagem foi cumprida. Já na inspeção de hoje, afastou o risco de explosão e a Cetesb suspendeu hoje a multa diária de R$ 17.450 imposta ao Shopping Center Norte desde o dia 19 de setembro.

PUBLICIDADE

Com a autorização concedida, a administração do Shopping Center Norte divulgou que reabre amanhã. Outros estabelecimentos localizados no mesmo complexo, como o Carrefour e o Lar Center também voltarão a funcionar.

De acordo com informações da Folha, se o Center Norte terá 120 dias para regularizar outras pendências.

Entenda o caso.

O Shopping Center Norte, localizado na Zona Norte de São Paulo, foi construído em um terreno que servia como depósito de lixo e no qual há altas concentrações do gás metano. De acordo com a Cetesb, havia risco de explosão causada pelo vazamento do gás, que é inflamável.

PUBLICIDADE

O local estava fechado desde quarta-feira (5), quando a justiça cassou a liminar que mantinha o local em funcionamento. A mesma determinação já havia sido recebida em 26 de setembro, quando a Prefeitura ordenou a interdição em 72 horas além da aplicação de multa de R$ 2 milhões pelo não cumprimento de exigências da Cetesb.

Após dois dias, a administração assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público, se comprometendo a instalar oito novos drenos de gás em 20 dias, porém a prefeitura considerou a medida como insuficiente.

Ontem, a administração do centro comercial afirmou ter instalado 11 drenos interligados a nove máquinas a vácuo, tendo assim um dreno a mais que o exigido no TAC e esperava cumprir as medidas determinadas pela Cetesb antes do prazo firmado, que originalmente previa sua finalização para 17 de outubro.

O shopping Center Norte é o segundo maior de São Paulo em fluxo de pessoas, com um público diário de 80 mil pessoas de segunda a sexta e de 120 mil nos finais de semana.

Outros artigos

Atriz Suzana Pires congela óvulos

05/01/2015

Atriz Suzana Pires congela óvulos

Atriz Suzana Pires congela óvulos para ter filho futuramente. Ela, que tem 38 anos de idade, declarou que não tem pressa de ser mãe, mas ela sonha sim com isso, e va...

Benefícios da goiaba para sua saúde

22/07/2015

Benefícios da goiaba para sua saúde

Você já se perguntou quais são os Benefícios da goiaba para sua saúde? A goiaba é uma fruta geralmente de cor verde, com doce sabor amargo e por dentro são normalmen...

Os perigos do carvão ativado para a saúde

08/09/2014

Os perigos do carvão ativado para a saúde

Conheça os perigos do carvão ativado para a saúde! Bem distinto do carvão comum, aquele tipo de carvão que usamos para fazer o churrascos, o chamado carvão ativado é...