Como Preencher Nota Promissória? Descubra!

Felipo Bellini 01/05/2022 Notícias

Por muito tempo, a nota promissória foi utilizada para quitar valores de produtos e bens que eram vendidos por meio desse documento, que apesar de hoje não ser comum, é um título de pagamento que se não for pago pode ser protestado judicialmente.

Mas, como preencher uma nota promissória? Quais são os tipos de nota promissória e o que acontece caso não haja o pagamento? Continue a leitura para saber mais!

O que é uma Nota Promissória?

Uma nota promissória funciona como uma confissão de dívida registrada judicialmente e pode ser preenchida de maneira manual ou eletrônica.

O que é uma Nota Promissória

Fonte/Reprodução: original

O valor precisa ser pago até a data de vencimento, e a cada pagamento (em caso de parcelamento, muito comum em compras de bens como imóveis), o credor entregará ao devedor a nota paga, que funciona como um comprovante de pagamento daquele valor.

Para que serve a Nota Promissória?

A nota promissória, como dito anteriormente, funciona como uma promessa de pagamento reconhecida em cartório que precisa ser paga até o valor de seu vencimento, para não acarretar protesto por parte do credor.

Este documento é muito utilizado em caso de empréstimos financeiros sem instituições e compra de imóveis diretamente com o proprietário, como um modo de assegurar o credor de que o valor será pago.

Como é feito o preenchimento da Nota Promissória?

O documento pode ser preenchido de duas formas, a mais comum é de maneira manual, nas papelarias ainda é possível encontrar blocos prontos, onde precisa apenas preencher os dados do devedor.

Para que a nota promissória tenha validade, é necessário que a nota tenha as seguintes informações: O nome de quem receberá o valor, que pode ser física ou jurídica, a quantia a ser paga, a assinatura da pessoa que irá realizar o pagamento, endereço de quem irá pagar, e o CPF de quem receberá o valor.

O preenchimento da nota é muito similar ao preenchimento de um cheque, e caso você opte pelo documento eletrônico, é necessário ter os mesmos dados, além de no topo conter o título “Nota Promissória” para ter validade judicial.

Quais são os tipos de Nota Promissória?

As notas promissórias podem se apresentar de duas formas: A pró-soluta e a pró-solvendo.

Nota Promissória pro-soluto

No modelo de nota pró-soluto, em caso de não pagamento dos valores, o credor não consegue desistir do negócio, tendo que levar a dívida para o jurídico.

Nota Promissória pro-solvendo

Nessa modalidade, o credor não só consegue desfazer do negócio, como consegue confiscar o que foi vendido ao devedor, que, na verdade, só passa ser dono do bem ou produto após o pagamento dos valores em aberto.

O que ocasiona se a Nota Promissória não for paga?

No caso de não pagamento, o credor pode acionar o devedor na justiça para pagamento do valor em aberto. Dessa forma, o devedor é notificado judicialmente e caso os valores não sejam pagos o devedor pode ter penhora de seus bens, e se for pessoa jurídica, sua empresa fica sujeita a falência.

O que ocasiona se a Nota Promissória não for paga

Fonte/Reprodução: original

Por isso, é vital ter atenção aos detalhes que cercam as notas promissórias, assim como atento à data de pagamento, para evitar o protesto judicial de seu negócio.

Para acompanhar mais dicas financeiras, fique atento aos nossos conteúdos, com certeza encontrará algo que irá ajudar você a se organizar melhor!

Outros artigos