Preencher currículo na internet: dicas

A primeira parte do processo de seleção é a análise do currículo. Muitos candidatos perdem pontos valiosos nessa etapa e não conseguem mostrar suas…

A primeira parte do processo de seleção é a análise do currículo. Muitos candidatos perdem pontos valiosos nessa etapa e não conseguem mostrar suas qualidades para o selecionador porque simplesmente não são convocados para um bate-papo graças as muitas falhas de preenchimento de currículo.

Leia mais sobre: Dicas para preencher um currículo na internet

 

O preenchimento do Currículo na internet deve ser feito com atenção (Foto: Divulgação)

Com a tecnologia em alta, é cada vez mais comum que as companhias façam o recrutamento por meio de sites, onde os candidatos devem preencher uma fica de cadastro e o currículo online. Por fazer às pressas ou simplesmente por falta de leitura, algumas pessoas pecam nisso e são excluídos das próximas etapas da seleção de profissionais. Para não errar na hora de fazer o currículo impresso e, principalmente online, separamos algumas infalíveis:

E-mail de contato cadastrado

Pode até parecer bobagem, mas o e-mail cadastrado pelo candidato como forma de comunicação online com a empresa pode eliminá-lo. Endereços de correio eletrônico como [email protected]; podem pegar mal. Por isso, opte pelos e-mails que levam o seu nome e sobrenome, pois dão mais credibilidade.

Erros de português

Falhar na gramática e ortografia são erros inaceitáveis. Preste atenção ao preencher o seu currículo online e acerte na concordância das frases. Em caso de dúvidas, consulte os milhares de dicionários online ou compre um de papel que possa carregar consigo para eventuais emergências linguísticas.

Saiba mais sobre: Currículos online: dicas, como preencher

Preencha todos os campos

Geralmente algumas fichas de cadastro não obrigam o candidato a preencher todos os campos para participar da seleção. Mas, é recomendado adicionar o máximo de informações possíveis, incluindo os perfis em redes sociais, pois isso faz com que o recrutador conheça melhor a sua personalidade. Exatamente por isso, é recomendável tomar cuidado com o que é publicado na internet, para não queimar uma chance de emprego imperdível.

Aprenda a preencher currículos na internet (Foto: Divulgação)

Não seja muito específico em alguns tópicos do currículo

O currículo online é uma ficha de inscrição para que poderá ser utilizada para a candidatura em várias vagas, por isso, não seja específico demais no seu objetivo profissional, adicionando como opção, por exemplo, que gostaria de ser auxiliar administrativo de metalúrgica. Coloque somente o cargo pretendido que está de bom tamanho. Também não inclua pretensão salarial, a não ser que seja imprescindível para a companhia, já que você pode deixar de ser convocado se pedir um valor muito aquém do que a empresa pretende pagar. Quem coloca ‘salário a combinar’ ganha a chance de negociação após aprovação na seleção, e em muitos casos consegue mostrar seu valor e diferencial.

Top