Pré-diabetes: o que é, como tratar

PUBLICIDADE

A diabetes é uma doença que é provocada à partir da não produção em valores corretos da insulina, desse modo, o indice glicêmico no corpo aumenta e pode afetar a saúde de quem a tiver. Algumas pessoas tem pré disposição a desenvolver a diabetes, principalmente quem já tem pessoas na família em que é diabético e você vai saber como tratar a Pré-diabetes: o que é, como tratar.

Pré-diabetes: o que é, como tratar

As pessoas que possuem risco de desenvolver o diabetes precisam realizar o teste de glicemia periodicamente. São dois testes que os médicos utilizam para fazer o diagnóstico da doença, que são:

Glicemia de jejum: Um teste realizado logo pela manhã, com a pessoa completamente em jejum. Nesse momento é retirada uma pequena quantidade de sangue da pessoa, onde se mede a quantidade de glicose presente. Considera-se normal um valor menor do que 99mg/dL de glicemia de jejum.

PUBLICIDADE

Teste de tolerância oral a glicose: Nesse exame, o paciente precisa chegar ao laboratório em jejum. Nesse momento retira-se uma quantidade de sangue e faz a medição da quantidade de glicose. Depois desse procedimento, o paciente ingere a quantidade de 75mg de glicose, espera-se duas horas e então uma nova amostra sanguínea é retirada. Dessa forma podemos saber como o organismo está agindo diante da ingestão de açúcar. Uma pessoa que não possui diabetes apresenta um valor menos do que 200mg/dL de glicemia na segunda amostra.

Veja também como o açúcar pode atrapalhar o raciocínio. 

Uma alimentação saudável ajuda a combater a pré-diabetes.

O que é Pré-diabetes

Chamamos de pré-diabético aquele indivíduo que possui uma glicemia de jejum acima de 99mg/dL e menor do que 126mg/dL. Essa pessoa possui uma resistência à insulina, mas ainda não desenvolveu a doença por completo. É extremamente importante tomar alguns cuidados para que a Diabetes não se instale completamente.

Ou seja, o pré-diabético possui uma grande chance de desenvolver a doença, pois seus níveis sanguíneos de glicemia se encontram elevados. Porém, ainda não possui a Diabetes, não possuindo os problemas causados por ela.

Tratamento da pré-diabetes

Como não é uma doença, na maioria das vezes não é necessário tomar medicamentos.  Mais importante é realizar algumas medidas para prevenir que a diabetes se instale completamente. Se a pessoa não tomar providências, a doença com certeza vai se instalar.

As medidas para evitar que a pré-diabetes se transforme na diabetes como doença são:

PUBLICIDADE
  • Perda de peso, manter-se no peso ideal para sua altura;
  • Exercícios físicos de 3 a 4 vezes por semana;
  • Diminuição da quantidade de açúcar ingerida, assim como de sal, massas e gordura;
  • Controle da hipertensão arterial;
  • Evitar o tabagismo.
Exercícios físicos combatem o desenvolvimento da diabetes.

Veja também sobre a importância de realizar exames de rotina

Cuidados e prevenção para tratamento pré-diabetes

A diabetes é uma doença muito complicada que pode levar a sérios danos ao organismo como cegueira, perda da sensibilidade, infarto entre outros. Por isso, é importante que o portador de pré-diabetes se cuide de forma adequada para evitar desenvolver a doença.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.