Prazo para apresentação da prova de vida do INSS termina na próxima quinta-feira

Felipo Bellini 25/09/2021 Economia

A partir de quinta-feira, 30, a prova de vida que o INSS exige terá o prazo finalizado, portanto, anistiados políticos, aposentados e pensionistas que até o presente momento não realizaram essa comprovação, deverão fazê-lo na próxima semana.

O que acontece se não fizer a prova de vida do INSS?

Primeiramente, é necessário relembrar que no ano de 2020 a prova de vida teve de ser suspensa, pois era uma medida protetiva contra o Covid-19. Porém, quem deixar de atualizar o cadastro, terá o benefício suspenso e posteriormente cancelado. 

Onde pode fazer a prova de vida do INSS?

Pode realizar a comprovação dos dados na agência pela qual recebe os pagamentos. Pessoas que possuem a biometria cadastrada no TSE ou Denatran, poderão realizar o acesso no aplicativo SouGov.br e consultar a situação da prova de vida, de modo que seja possível ser orientado sobre como fazê-la através do Meu INSS.

Prazo para apresentação da prova de vida do INSS termina na próxima quinta-feira

Fonte/Reprodução: Original

Certas agências de bancos mantém a permissão de deixar a prova de vida ser feita nos caixas eletrônicos ou através do aplicativo. No entanto, o próprio banco é quem deverá dar a informação para o segurado sobre opções e horários disponíveis para que faça a prova de vida.

Quando era para fazer o recadastramento?

Esse prazo costuma variar de acordo com o recadastramento que deveria ter ocorrido em 2020. Isto é, quem o fez entre setembro a outubro do ano passado, e ainda não realizou deverá se encaminhar às agências até o dia 30 de setembro de 2021. 

Como ocorre o bloqueio do pagamento?

Os segurados que recebem pensão, anistiados e aposentados que não se apresentarem no prazo vigente, terão primeiramente o pagamento bloqueado, como ocorreu com algumas pessoas em junho, e caso não compareçam em setembro, terão o pagamento cancelado. Portanto, é extremamente importante conferir através dos sites se está tudo em dia para não perder o benefício.

Esse tipo de confirmação é necessária, pois dessa maneira o governo saberá se o beneficiário está, de fato, vivo ou são outras pessoas em posse dos pagamentos durante todos os meses.

Outros artigos

RH Avon, Cadastro de Curriculum e Empregos

30/03/2016

RH Avon, Cadastro de Curriculum e Empregos

RH Avon, Cadastro de Curriculum e Empregos atua na captação de profissionais que desejam uma oportunidade de trabalho. Quem deseja  trabalhar na Avon irá encontrar  ...

Colchões de Espuma Convencionais

02/09/2008

Colchões de Espuma Convencionais

A espuma nos Colchões, assim como o metal, cede (muitas vezes é por causa da esponja barata). Neste tipo de colchão é absorvido mais umidade, fungos, bactéria...