sábado, 1 de outubro de 2022 - 01/10/2022 05:45:54
MundodasTribos

A partir de quinta-feira, 30, a prova de vida que o INSS exige terá o prazo finalizado, portanto, anistiados políticos, aposentados e pensionistas que até o presente momento não realizaram essa comprovação, deverão fazê-lo na próxima semana.

O que este artigo aborda:

O que acontece se não fizer a prova de vida do INSS?

Primeiramente, é necessário relembrar que no ano de 2020 a prova de vida teve de ser suspensa, pois era uma medida protetiva contra o Covid-19. Porém, quem deixar de atualizar o cadastro, terá o benefício suspenso e posteriormente cancelado. 

Onde pode fazer a prova de vida do INSS?

Pode realizar a comprovação dos dados na agência pela qual recebe os pagamentos. Pessoas que possuem a biometria cadastrada no TSE ou Denatran, poderão realizar o acesso no aplicativo SouGov.br e consultar a situação da prova de vida, de modo que seja possível ser orientado sobre como fazê-la através do Meu INSS.

Prazo para apresentação da prova de vida do INSS termina na próxima quinta-feira

Fonte/Reprodução: Original

Certas agências de bancos mantém a permissão de deixar a prova de vida ser feita nos caixas eletrônicos ou através do aplicativo. No entanto, o próprio banco é quem deverá dar a informação para o segurado sobre opções e horários disponíveis para que faça a prova de vida.

Quando era para fazer o recadastramento?

Esse prazo costuma variar de acordo com o recadastramento que deveria ter ocorrido em 2020. Isto é, quem o fez entre setembro a outubro do ano passado, e ainda não realizou deverá se encaminhar às agências até o dia 30 de setembro de 2021. 

Como ocorre o bloqueio do pagamento?

Os segurados que recebem pensão, anistiados e aposentados que não se apresentarem no prazo vigente, terão primeiramente o pagamento bloqueado, como ocorreu com algumas pessoas em junho, e caso não compareçam em setembro, terão o pagamento cancelado. Portanto, é extremamente importante conferir através dos sites se está tudo em dia para não perder o benefício.

Esse tipo de confirmação é necessária, pois dessa maneira o governo saberá se o beneficiário está, de fato, vivo ou são outras pessoas em posse dos pagamentos durante todos os meses.

O conteúdo "Prazo para apresentação da prova de vida do INSS termina na próxima quinta-feira" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Economia em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Novas Regras do Simples Nacional 2018

Novas Regras do Simples Nacional 2018

Dicas para investir fora do banco

Dicas para investir fora do banco

Auxílio Gás Social é aprovado para famílias de baixa renda

Auxílio Gás Social é aprovado para famílias de baixa renda

Leilão de Móveis, Objetos de Decoração em Leilões Online

Leilão de Móveis, Objetos de Decoração em Leilões Online

Como escolher banco para fazer empréstimo

Como escolher banco para fazer empréstimo

Esclareça dúvidas sobre empréstimo consignado

Esclareça dúvidas sobre empréstimo consignado