Prazo de declaração de Imposto de Renda termina nesta segunda

Nessa terça-feira, 30 de abril, termina o prazo para declarar os dados para a Receita Federal. Às 23h59 as pessoas que deveriam entregar o…

Por Élida Santos em 30/04/2012

A declaração deve ser feita cuidadosamente (Foto: Divulgação)

Nessa terça-feira, 30 de abril, termina o prazo para declarar os dados para a Receita Federal. Às 23h59 as pessoas que deveriam entregar o Imposto de Renda referente a 2011, não conseguirão acessar mais o sistema. A multa mínima por atraso é de R$ 165,74 e pode atingir até 20% do imposto devido. Uma alternativa para escapar da multa é entregar a declaração incompleta, e depois, com calma, realizar a retificada.

Segundo o diretor-executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, o envio da declaração incompleta é uma alternativa para quem teve dificuldades de levantar alguma documentação a entrega total do IR, porém, a retificação deve acontecer para evitar a chamada ‘malha fina’. “Diferente do que muitos pensam, a entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a malha fina. Porém, depois da entrega, deverão fazer o material com muito mais cuidado, pois, as chances serão maiores”, acrescentou ele.

Não deixe de declarar, pois você pode pagar multa (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas não sabem, mas é importante entregar a declaração simplificada no mesmo modelo que a anterior (completa ou simplificada) utilizado para a declaração original se a correção for feita depois de 30 de abril. Porém, se as mudanças forem realizadas antes dessa data é possível alterar o modelo.

Para fazer a ratificação é necessário que o contribuinte possua o número do recibo de entrega da declaração de Imposto de Renda anterior para fazer a retificadora. De acordo com Richard Domingos, o procedimento para a realização de uma declaração retificadora é o mesmo que para uma declaração comum, a diferença é que no campo “Identificação do Contribuinte”, deve ser informado que a declaração é retificadora. Ao informar os dados tenha cuidado para não cometer equívocos, e assim, ocasionar uma divergência de informações.

Top