Você está em: MundoDasTribos > Especiais > Natal> Pratos tradicionais para ceia de natal

Pratos tradicionais para ceia de natal

Por Redacao

O Natal está chegando e é hora de pensar na ceia para programar as contas e ter dinheiro para poder comprar os pratos tradicionais e os ingredientes. Chester, peru, bolinho de bacalhau e rabanada, por exemplo, são os clássicos, portanto, não devem faltar. Mas como fazê-los? Afinal, não dá para não ter os pratos tradicionais para ceia de natal, né?

Pratos tradicionais para ceia de natal (Foto: Divulgação)

Pratos principais de Natal 

Olha essa receita entre os pratos tradicionais para ceia de natal: Para preparar o chester, é preciso ter 1 colher de sopa de pimenta moída na hora, 750ml de vinho branco seco, 10 dentes de alho, sal e ½ xícara de chá de conhaque. Tudo isso para um chester de 5kg. Coloque o chester embaixo da torneira, tirando todos os miúdos, lave bastante e depois coloque em um refratário e adicione o restante dos ingredientes e deixe-o por pelo menos 12 horas assim. Não jogue fora o líquido, pois ele deverá ser jogado por cima do chester de meia em meia hora quando estiver no forno. Coloque o chester em uma forma e use papel alumínio para cobri-lo. Ele deve ir ao forno com 200º durante quatro horas. Nos trinta minutos finais, deixe ele corar sem o papel alumínio.

Leia mais informações sobre: Ceia de natal: conheça os pratos tradicionais de outros países

Tempero é fundamental para deixar a ceia gostosa (Foto: Divulgação)

Peru – Prato principal 

O peru assado também não falta na ceia de Natal. Para tal, é preciso ter 2 colheres de sopa de manteiga, 500g de sal, 1 copo de azeite, 1kg de laranja e ½ kg de limão. É preciso tirar do congelador o peru e ser todo furado com garfo, para então receber aguardente e ficar reservado enquanto se faz o recheio. Esse é feito com miúdos, sal, 2 cebolas,150 g de toucinho, salsa, alho,200 g de pão moído, azeitonas, ½ pacote de manteiga, 150g de presunto, azeitonas, 4 ovos e 2 copos de vinho branco. Coloque em uma panelinha todos os ingredientes, menos o vinho, salsa e os ovos e cozinhe bem. Em seguida, acrescente o vinho branco e água e deixe ainda cozinhar mais. Bata os ovos com a salsa e o pão. Misture tudo e recheie o peru. Leve ao forno.

Peru é um prato importante nesta data (Foto: Divulgação)

Doces e salgados de Natal 

A rabanada também é muito cotada. Para fazê-la, é preciso ter 2 gemas, 1 colher de nata, 12 fatias de pão específico, canela em pó, 3 colheres de açúcar, óleo, 1 colher de leite e quem quiser, baunilhaem pó. Junteo açúcar e as gemas e bata até tornar-se um creme macio. Aos pouquinhos, acrescente o leite e a nata e continue batendo. Aqui entra a baunilha e bata mais uma vez. O pão deve ser embebido nesse creme e frito em óleo quente, de forma igual nos dois lados. Polvilhe com a canela o açúcar.

Rabanada (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Pratos para a Ceia de Natal, Dicas

Bolinho de bacalhau 

O bolinho de bacalhau também tem vez no Natal, aliás, ele é um dos mais cotados, mas bem tranquilo de ser feito. É necessário ter pimenta, 300 g de batatas cozidas, 6 ovos, cheiro verde, 1 colher de sopa de manteiga, cebola e 2 colheres de sopa de queijo ralado. É preciso cozinhar o bacalhau e ele deve ser limpo. Após isso, deve ser moído e colocado junto com as batatas. Acrescente os demais ingredientes e frite-os no óleo quente.

O famoso bolinho de bacalhau (Foto: Divulgação)

Confira nossas outras receitas, fique aqui no Mundo das Tribos!

Recomendado para você
Natal

Receitas de sobremesas para Natal 2017

Natal

Decoração de mesa para ceia de Natal 2017

Natal

Presépio de Natal: aprenda como montar

Natal

Maquiagens para Natal 2017 com cores fortes

Comentários
  1. eneas de queiroz guinho disse:

    sou gurmé viajado 100 paises

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *