Pratos saborosos: aprenda a preparar temperos

Para um prato ficar saboroso é necessário saber preparar os temperos, pois os temperos para carnes não podem ser os mesmos para peixes. Mas…

Por Redacao em 18/10/2011

Para um prato ficar saboroso é necessário saber preparar os temperos, pois os temperos para carnes não podem ser os mesmos para peixes. Mas é muito simples, a base pode ser a mesma, basta acrescentar algumas especiarias e os pratos ficam deliciosos.

O que mais mexe com o paladar das pessoas é o aroma que as comidas exalam quando estão sendo preparadas. Dizem os especialistas que as memórias mais fortes são ligadas ao olfato. Por isso, muitas vezes quando sentimos o cheiro de alguma comida, ela nos lembra a infância ou algum lugar especial.

Existem vários tipos de pimentas e especiarias próprias para temperos de comidas como carnes, frangos e peixes. Mas, é preciso saber fazer as combinações para que os pratos fiquem saborosos. Aprenda alguns deles aqui.

Temperos para pratos de entrada

Ingredientes

– 5 dentes de alho

– 1 cebola grande

– 5 colheres de azeite

–  ½ copo americano de vinho branco suave

–  ½ copo americano de cerveja

– 1 colher de chá de colorau

– sal a gosto

Modo de fazer

Adicione em um liquidificador todos os temperos e bata até que fique um creme consistente.

Tempero para frango e peixes

Ingredientes

– 4 dentes de alho

– 1 rama de alecrim

– 1 cebola grande picada

– 3 colheres de vinagre branco

– 4 colheres de azeite

– sal a gosto

As carnes de peixes e frangos devem ser banhadas nesse tempero e descansar por uma hora antes de serem levadas ao fogo.

Tempero para churrasco

O churrasco não exige nenhum tempero especial, apenas uma camada de sal grosso por sobre a carne na hora de ir para o fogo na churrasqueira. Na hora de servir o churrasco, basta bater o sal da carne com as costas de uma faca grande. Está pronto para servir.

Qualquer comida, por mais simples que seja, se estiver bem temperada pode ser um banquete. Por isso que cozinhar é uma arte e é preciso conhecer os tipos de temperos que combinam com cada alimento.

Top