Pratique Esportes e Tenha Uma Vida Mais Saudável

Não há pior situação do que a rotina. Acordar, se arrumar, ir ao trabalho, chegar em casa e dormir. Este é o dia a…

Não há pior situação do que a rotina. Acordar, se arrumar, ir ao trabalho, chegar em casa e dormir. Este é o dia a dia de uma pessoa sedentária. Com muitos afazeres diários, mas em momento algum se preocupando com o seu corpo, tanto esteticamente como internamente. Vale lembrar que o corpo é a extensão da mente e parte de você. Ou seja: para ter a mente sã, todas as suas outras partes também necessitam ficar em sintonia.

Como? Com a liberação de hormônios e fluídos corporais, fazendo com que haja uma diminuição da carga de adrenalina. Aí entra a importância das atividades físicas, para tornar o seu corpo mais saudável e nos eixos para aguentar a maratona do cotidiano com muito bem estar.

A ideia de que esporte é vida não é apenas propaganda de médico. No momento em que você começa a colocar o esporte como uma das suas metas, você acaba se moldando, se tornando uma pessoa melhor. Confira abaixo cinco definições para que a partir de hoje mesmo a atividade física comece a transformar a sua vida:

1 – O autoconhecimento. Praticando esportes, há a possibilidade de você conhecer melhor o seu próprio corpo, e cada parte dele. Entender o funcionamento de braços, pernas, a questão aeróbica da respiração, sua transpiração, a forma como anda ou corre, se movimenta e locomove. De acordo com o tipo de atividade física que faça haverá mudanças na musculatura e você começará a entender os seus limites, suas vontades e mudanças. Estará mais íntimo de você mesmo sem nem ao menos notar.

2 – Liberação de hormônios. A liberação de adrenalina é estimulada a partir da prática esportiva. Tal hormônio relaxa alguns músculos, contrai outros e prepara o organismo para determinado tipo de esforço físico. Há o ápice do estímulo durante a atividade e depois o relaxamento natural, oriundo do cansaço e do fim da energia. Por último, a satisfação. A mesma oriunda do chocolate, na questão de sensação de prazer e estímulo receptivo da serotonina, que age diretamente no cérebro. Mas, é óbvio, sem a culpa do acúmulo de açúcares, na ingestão de doces e ou aumento de peso.

Continuar Lendo  Ginástica Artística - Conheça este Esporte

3 – Disposição. Alguém já viu algum atleta com pouca disposição? Não. Eles tratam o esporte como o seu trabalho. É claro que atletas de fim de semana não devem se espelhar em maratonistas, jogadores de futebol ou nadadores. A questão não é essa e sim o planejamento. Diariamente, é indicado a preferência de fazer uma atividade em um mesmo horário, seja correr, andar, nadar, se matricular em uma academia e fazer musculação, o que for. Pelo menos 30 minutos diários, é uma boa média, com acompanhamento e é claro, após ir ao médico e providenciar um atestado para desencargo de consciência para você mesmo.

4 – Um novo ambiente e ciclo de amizades. Ao praticar uma atividade física, um novo local começará a ser desenhado em sua vida. Algo diferente de sua casa, algo diferente do local ao qual você trabalha, um novo mundo. E é sempre bom diversificar e criar novos ambientes de circulação, de companhia, vínculos ou situações. Seja na pracinha perto da sua localidade, ou aquele clube perto da sua residência ou a academia do outro lado da rua. Uma pessoa necessita de contatos com outras pessoas. O esporte pode ser uma boa terapia para também a criação de outros vínculos.

5 – Desafio e estímulo. Quem não gosta de ser desafiado? Começar algo e não levar até o fim acaba dizendo um pouco sobre a nossa personalidade. Estipular metas é uma forma de desafiar a você mesmo e estimular. Seja na questão do peso, seja na questão da quantidade e da qualidade do exercício escolhido. Enfim, independentemente da situação é sempre viável a manutenção de objetivas e a estipulação de metas. Neste caso, o corpo e a mente agradecem. Não há nada melhor do que se cuidar, poder olhar ao espelho e dizer que se sente bem. Acordar cedo, ter pique e viver motivado de mais um novo dia de vida. Esporte é saúde, saúde é vida, então pratique esportes! Regularmente.

Continuar Lendo  Virada Esportiva SP 2011

Top