Posições corretas para cada exercício físico

Confira posições corretas para cada exercício físico! Exercitar o corpo é fundamental para manter a saúde física e psicológica, além de auxiliar na perda…

Confira posições corretas para cada exercício físico! Exercitar o corpo é fundamental para manter a saúde física e psicológica, além de auxiliar na perda de peso, as atividades ajudam a prevenir doenças e fortalecem ossos e músculos.

Posições corretas para cada exercício físico. (Foto Ilustrativa)

Posições corretas para cada exercício físico. (Foto Ilustrativa)

Antes de iniciar qualquer atividade, é preciso ajustar os aparelhos de acordo com o próprio condicionamento físico e manter a postura correta do corpo, conforme é orientado por profissionais. Uma maratona de exercícios físicos feitos de maneira inadequada pode acarretar em problemas graves na coluna e articulações.

Conheça os 5 aparelhos de academia que mais emagrecem

☰ CONTEÚDO

Posições corretas para cada exercício físico

Veja quais são as posições corretas para cada exercício físico:

Abdominal

O abdominal é um dos exercícios mais comuns nas academias e possui uma série de modalidades, no entanto, na maioria das vezes é feito incorretamente e os resultados obtidos pelo praticante são mínimos, mesmo com total dedicação. Para potencializar os efeitos desse exercício é necessário deixar o abdômen sempre contraído e ao realizar os movimentos necessários, não deixar que o queixo encoste-se ao peito.

Procure manter posições corretas na hora de se exercitar. (Foto Ilustrativa)

Procure manter posições corretas na hora de se exercitar. (Foto Ilustrativa)

Pulley costas

O aparelho serve para definir e fortalecer os músculos das costas, porém se utilizado da maneira incorreta, sobrecarrega a coluna e provoca dores. O exercício pode ser feito com a barra sendo puxada atrás do pescoço ou na direção do colo, a coluna deve estar sempre alinhada e a postura deve contribuir para o conforto da lombar, sem que haja risco de sobrepeso.

Leia também: Ginástica Laboral benefícios

Continuar Lendo  Crianças não se exercitam mais jogando vídeo game que exigem movimento

Leg Press

Utilizado para tonificar os músculos das pernas, o Leg Press, é comum para todos os adeptos da academia, mas se feito da forma errada pode prejudicar o joelho e a coluna. Para evitar problemas, a posição do corpo deve sempre ser com a coluna totalmente apoiada no aparelho e os pés devem ser mantidos na mesma direção do quadril para que os joelhos não se dobrem para fora ou para dentro no momento do exercício. O ideal é que os joelhos flexionem-se com facilidade e em linha reta.

Agachamento

Ao agachar, cuidado para não sobrecarregar os joelhos. (Foto Ilustrativa)

Ao agachar, cuidado para não sobrecarregar os joelhos. (Foto Ilustrativa)

O agachamento não deve sobrecarregar o joelho, para isso, é necessário manter o tronco levemente inclinado para frente, durante o exercício, os joelhos devem se manter atrás da linha dos pés e as pernas sempre distantes uma da outra.

Supino

O erro durante esse tipo de exercício é comum, com frequência pode ocasionar problemas nos ombros e punhos. Antes de iniciar o levantamento das barras é preciso certificar que elas estão posicionadas corretamente, alinhadas ao olhar, e só então, com as costas bem apoiada, comece o exercício com os cotovelos sempre alinhados ao ombro.

Tomando os devidos cuidados com a postura, você reduz os riscos de lesões. (Foto Ilustrativa)

Tomando os devidos cuidados com a postura, você reduz os riscos de lesões. (Foto Ilustrativa)

Leia também: Benefícios de uma alimentação saudável

Vale lembrar que, para diminuir o risco de lesões, além de manter as posições corretas para cada exercício físico, é essencial realizar no mínimo 10 minutos de alongamento. Também é importante respeitar os limites do próprio organismo, o corpo necessita de preparo antes de qualquer exercício. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre boa forma.

Continuar Lendo  Curso gratuito de sapateado, Paulínia

 

 

Top