Pós-Graduação Lato Sensu

Pós-Graduação Lato Sensu

Lato sensu é uma expressão em latim que significa literalmente em sentido amplo. Com um mercado de trabalho extremamente competitivo e exigente, cabe as…

Por Isabella Moretti em 07/01/2010

Lato sensu é uma expressão em latim que significa literalmente em sentido amplo.

Com um mercado de trabalho extremamente competitivo e exigente, cabe as pessoas investir na qualificação para fazer a diferença entre os demais candidatos e obter melhores oportunidades. Depois de passar pelo nível superior, o profissional pode aumentar seus conhecimentos escolhendo uma especialidade para fazer pós-graduação.

Embora não forneçam um título acadêmico, como mestre ou doutor, os cursos lato sensu oferecidos por escolas de renome são valorizados no mercado de trabalho. Assim, pessoas com atuação nas mais diversas áreas optam por um curso lato sensu, não só pela facilidade de cursá-lo, enquanto prosseguem em sua atividade profissional, mas também porque, em geral, tais cursos tendem a ser mais focados na aplicabilidade prática dos conceitos, melhorando assim sua atuação.

A pós-graduação Lato Sensu é o programa de especialização mais procurado pelos profissionais, com duração mínima de 432 horas/aula. Os cursos são disponibilizados nas formas presenciais e a distância, sendo que ambas precisam ter a aprovação do MEC para que o diploma possua validade.

Passando pelo especialização em Lato Sensu, o estudante irá aprofundar seus estudos numa determinada área, fazendo pesquisas científicas e tecnológicas para conquistar o diploma de pós-graduação com sucesso. O principal objetivo da especialização é melhorar o desempenho do profissional já atuante na área, permitindo a ele colocar novos conceitos em prática.

Muito mais que especialista, a pessoa formada num programa de Lato Sensu obtém título de mestre e doutor e com isso eleva o seu perfil acadêmico. Praticamente todas as universidades brasileiras com credibilidade promovem a pós-graduação (públicas e particulares), como é o caso da FGV, PUC, USP, UFRJ, UNICAMP, Mackenzie, Metodista, entre outras.

Os paulistas que desejam um nível de especialização podem conferir as opções de pós-graduação em SP, as faculdades não param de inovar a metodologia de ensino, em especial quando se trata do uso do sistema EAD (educação a distância). Entre as melhores universidades para se fazer uma pós-graduação, destaca-se a PUC-SP com o seu programa Lato Sensu, atualmente são mais de 5 mil alunos matriculados nos níveis de mestrado e doutorado. Confira todos os programas de especialização para o 1º semestre de 2010 acessando o site PUC-SP.

A graduação lato sensu no SENAC é uma alternativa interessante para os estudantes de escolas profissionalizantes, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é eficaz nesse sentido. Em São Paulo, são 62 cursos que integram o programa de pós-graduação oferecido nas formas presenciais e a distância. Eles representam áreas como Design, Administração, Hotelaria, Tecnologia da Informação, entre outras. Acesse o site do Senac São Paulo para obter outras informações sobre esse assunto.

Top