Pós-Graduação Gratuita em SP

Possuir apenas um curso superior não consegue tornar a sua formação prestigiosa, principalmente diante de um exigente mercado de trabalho que nos encontramos. Os…

Por Isabella Moretti em 02/02/2010

Possuir apenas um curso superior não consegue tornar a sua formação prestigiosa, principalmente diante de um exigente mercado de trabalho que nos encontramos. Os cursos de pós-graduação se tornam essenciais para complementar o currículo acadêmico, formando assim mestres e doutores de uma determinada área.

Todas as universidade brasileiras (públicas e particulares) promovem um programa de pós-graduação lato sensu, um sistema de formação que designa os cursos complementares. O profissional já formado numa área escolhe uma especialidade para se submeter a um curso de pós, que costuma ter duração mínima de 432 horas/aula. Para que uma pós-graduação tenha validade, ela precisa ser credenciada pelo MEC.

A UNESP (Universidade do Estado de São Paulo) mantém um dos melhores programas de pós-graduação em SP, onde a preferência de ingresso é para os profissionais formados na própria instituição. Os cursos se dividem nas três áreas do conhecimento (Humanas, Exatas e Biológicas), disponíveis em todos os campus. Além do curso de pós na UNESP os estudantes também podem optar por uma especialização.

A USP (Universidade de São Paulo) também é responsável pela promoção de pós-graduação gratuita, formando mestres e doutores em todas as suas unidades do estado. A faculdade investe numa formação sólida e vigente, incentivando atividades de pesquisa e oferecendo a chance de desenvolvimento cientifico. Os cursos de especialização na USP representam as áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Engenharias, Lingüística, Ciências Humanas, entre outras.

Outra forma de se submeter ao mestrado e doutorado em São Paulo com excelência é conhecendo os cursos da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), onde os alunos encontram uma infraestrutura favorável para fazer pesquisas e elaborar teses. A faculdade pública também oferece extensão universitária gratuita, que se trata de cursos de curta duração.

As pessoas que não possuem tempo para freqüentar aulas presenciais regularmente, podem apostar na pós-graduação gratuita EAD, cursos oferecidos por universidade estaduais e federais com aprovação do MEC e SEED (Secretaria de Educação a Distância). A formação

acontece normalmente de forma semi-presencial, onde os alunos têm encontros agendados nos pólos de apoio.

Está estruturada em duas modalidades: pós-graduação Stricto Sensu e pós-graduação Lato Sensu. Os cursos Stricto Sensu são oferecidos em nível de Mestrado e Doutorado, sempre com o objetivo de formar recursos humanos altamente qualificados, com vistas ao ensino, pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico. Já os cursos Lato Sensu são direcionados ao treinamento profissional ou científico e conferem certificado de Especialista.

pós graduação gratuita em sp

Confira o programa de pós-graduação das principais universidades paulistas:

Pós-graduação USP
Pós-graduação UNESP
– Pós-graduação UNICAMP

Top