Pós-Graduação Gratuita

  Pós-Graduação Gratuita é o que você procura? Então saiba que essa modalidade pode fazer toda a diferença no seu currículo e ampliar as…

 

Pós-Graduação Gratuita é o que você procura? Então saiba que essa modalidade pode fazer toda a diferença no seu currículo e ampliar as oportunidades na carreira. Nem sempre é preciso ter dinheiro para se pós-graduar, afinal, muitas instituições oferecem programas de pesquisa gratuitamente.

Pós-Graduação Gratuita. (Foto: Divulgação)

Entenda a pós-graduação

A pós-graduação é um nível superior que vem depois da graduação. Ela representa uma forma de aprofundar os conhecimentos a respeito de um determinado tema. Há dois tipos de pós-graduação:

Lato sensu: são cursos de especialização ou atualização profissional. Eles possuem duração mínima de 180 horas e desenvolvem competências para o mundo do trabalho, formando especialistas. No Brasil, o MBA é uma opção de pós-graduação lato sensu.

Stricto sensu: são cursos muito importantes para a formação de professores e cientistas. Eles permitem o desenvolvimento científico e o avanço de pesquisas em diferentes áreas. O Mestrado e o Doutorado são formas de pós-graduação stricto sensu.

A pós-graduação é uma modalidade de estudo que promete capacitar os profissionais, aumentando as chances de sucesso no mercado de trabalho. Esse nível de especialização é promovido por muitas universidades públicas do Brasil, mas para garantir uma vaga nos cursos, é necessário que a pessoa prove sua capacidade.

Veja também: Pós-Graduação a Distância em Educação Gratuito

A pós fará toda a diferença na sua carreira. (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas passam pelo processo de graduação e limitam o seu currículo ao nível superior, mas os profissionais interessados em crescer devem investir numa especialização, escolhendo um tema de sua área para se especializar e desenvolver pesquisas.

Os cursos de pós-graduação gratuitos são promovidos pelas universidades nas formas presenciais e à distância.

Onde fazer pós-graduação gratuita?

Você não sabe onde fazer pós-graduação gratuita? Então confira a seguir algumas possibilidades:

Ensino presencial nas universidades públicas

As universidades públicas sempre aceitam projetos de mestrado e doutorado, desde que os trabalhos acadêmicos respeitem as linhas de pesquisa trabalhadas por cada instituição. O profissional graduado pode se inscrever no programa de mestrado ou doutorado.

Passando pela pós-graduação Stricto Sensu, o indivíduo vai fazer o aprofundamento de sua formação e obter o título de mestre ou doutor numa determinada área. Entre as instituições que promovem a modalidade, o destaque fica por conta da USP, um exemplo de pós-graduação gratuita em SP. A universidade oferece cursos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Linguística, Engenharias, entre outras.

Os programas de pós-graduação normalmente são desenvolvidos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), assim como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Existe a possibilidade de fazer pós-graduação à distância. (Foto: Divulgação)

Universidade Aberta do Brasil – UAB

A UAB oferece diversas opções de pós-graduação gratuita à distância. Os cursos funcionam de forma semipresencial, ou seja, os alunos estudam em uma plataforma virtual em casa e comparecem aos encontros nos polos presenciais, para fazer avaliações ou exercícios. A Universidade Aberta do Brasil trabalha com Especialização, Mestrado e Doutorado.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Uma forma de fazer pós-graduação grátis é através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A instituição estimula o desenvolvimento de pesquisa no estado, oferecendo bolsas de estudo.

Agora que você já sabe como conseguir pós-graduação gratuita, invista na sua formação acadêmica.

Top