Pós-Graduação em História UFMT

  O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso foi aprovado em dezembro de 1998, tendo iniciado suas atividades em…

 

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso foi aprovado em dezembro de 1998, tendo iniciado suas atividades em março de 1999. Desde então, vem qualificando profissionais no âmbito da pesquisa e do ensino.

Essa iniciativa reúne esforços que procuram preparar, teórica e metodologicamente, com os rigores da disciplina, mestres com formação voltada para estudos que possuem como objeto de análise, realidades sociais complexas, com enfoque especial no Centro-Oeste e na Amazônia, e suas relações com os países da América do Sul; este horizonte temático abarca também temporalidades e espacialidades mais amplas.

Nesse sentido, as atividades que esta pós-graduação desenvolve têm contribuído para o enriquecimento do saber histórico, assim como para a qualificação de recursos humanos, seja atendendo à demanda das universidades públicas e privadas de Mato Grosso e de parte do Centro-Oeste, seja capacitando quadros de instituições de pesquisa sediadas no Estado – como o Arquivo Público do Estado de Mato Grosso e o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional -, e ainda de professores da educação básica, que atuam nas redes públicas e privadas do Estado. Há que se registrar também o número crescente de egressos que, a cada ano, são selecionados nos cursos de doutorado em IES em diferentes regiões do Brasil. Desta forma o PPGHis-UFMT vem contribuindo positivamente para a produção científica brasileira, para a formação e capacitação de quadros  de instituições de ensino e pesquisa e ainda na formação ampla de pesquisadores.

Com isso o programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso a UFMT abriu quatro vagas para as inscrições remanescentes no mestrado, no período de 11 a 19 de fevereiro de 2010.

Leia Também:  Viação Santa Cruz Horários

Com área de estudos em História, Territórios e Fronteiras, o curso conta com duas linhas de pesquisa: territórios e fronteiras: temporalidades e espacialidade e fronteiras, identidades e transculturação. As inscrições devem ser realizadas na secretaria do Mestrado em História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso, das 8h às 11h e das 14h às 17h, de segunda a sexta feira, apenas nos dias úteis. Podem inscrever-se os alunos que concluíram os cursos de graduação na área de Ciências Humanas e Sociais e afins. A taxa da inscrição é de R$ 100,00 e deve ser depositada em favor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT, na Caixa Econômica Federal.

A relação dos documentos necessários e demais informações podem ser conferidas no edital que está disponível no site www.ufmt.br, no link Editais.

Os candidatos residentes fora do Estado de Cuiabá poderão solicitar inscrição via SEDEX, com postagem até o dia 19 de fevereiro de 2010, para o seguinte endereço: Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado – Universidade Federal de Mato Grosso- Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 2.367 – Bairro Boa Esperança – Campus Universitário – CEP: 78.060-900 – Cuiabá, MT.

Mais informações podem ser esclarecidas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em História da UFMT ou através do telefone (o65) 3615-8493.

Top