Pós-Graduação em Geotecnia EESC, USP

A Pós-Graduação em Geotecnia, que é disponibilizada nos programas de Mestrado e Doutorado, tem como objetivo contribuir para a capacitação docente de professores universitários…

A Pós-Graduação em Geotecnia, que é disponibilizada nos programas de Mestrado e Doutorado, tem como objetivo contribuir para a capacitação docente de professores universitários ou interessados em ingressar na carreira acadêmica, e de promover a formação na área científica de profissionais especializados ou recém-graduados interessados em Geotecnia. Pelo regimento da USP, o título de mestre não é obrigatório para a obtenção do grau de doutor.

As linhas de pesquisa para área de Geotecnia foram desenvolvidas de modo a contemplar as três sub-áreas que constituem a Geotecnia: geologia de engenharia, mecânica dos solos e mecânica das rochas. Passadas as fases de implantação e consolidação do programa, constata-se que foi cumprida a proposta inicial de se abranger a Geotecnia de uma forma plena, dando-se igual prioridade as três sub-áreas. O curso de pós-graduação em Geotecnia tem cronogramas próprios para os alunos bolsistas como: (tempo integral), dentro dos prazos de vigência das bolsas: 2 anos (mestrado) e 4 anos (doutorado). Somente os alunos não-bolsistas (tempo parcial) podem utilizar o prazo máximo regimental: 2,5 anos (mestrado), 4,5 anos (doutorado) e 5,5 anos (doutorado direto).

A partir do dia 15 de setembro, o programa de pós-graduação em Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebe as inscrições para seu exame de seleção – ingresso 2011. Serão disponibilizadas 22 vagas (12 para Mestrado e 10 para Doutorado), que vão ser distribuídas nas seguintes linhas de pesquisas:

Mapeamento Geotécnico;
Obras subterrâneas;
Prospecção e Caracterização Geotécnica de Rochas e Maciços Rochosos;
Propriedades Geotécnicas de Solos Naturais e Compactados;
Engenharia de Fundações;
Mecânica das Rochas;
Geotecnia Ambiental;
Melhoria dos Solos;
Geossintéticos;
Estudo de Rochas Ornamentais;
Instrumentação;
Prospecção e Caracterização Geotécnica de Rochas;
Maciços Rochosos;
Desenvolvimento de Equipamentos para Ensaios Geotécnicos de Campo e Laboratório;

A data final de inscrição para o Mestrado é 15 de dezembro e para o Doutorado dia 14 de novembro. O edital completo do processo seletivo está disponível no site: www.eesc.usp.br/geopos.






Top