Pós-Graduação em Dermatologia

A Pós-Graduação em Dermatologia é indicada para os médicos que desejam se especializar na área de tratamentos e doenças de pele. A formação nesta…

Por Isabella Moretti em 22/08/2014

A Pós-Graduação em Dermatologia é indicada para os médicos que desejam se especializar na área de tratamentos e doenças de pele. A formação nesta especialidade dura de 2 a 4 anos, dependendo do programa.

Pós-Graduação em Dermatologia. (Foto: Divulgação)

A área de dermatologia

A Dermatologia é a especialidade que estuda a pele e seus anexos, ou seja, cabelos, pelos, unhas, entre outros. O médico dermatologista está apto a diagnosticar e tratar todas as doenças que afetam a pele, como câncer, alergia, tumor e psoríase. Ele também cuida de casos de queimaduras, tentando recuperar ao máximo a pele danificada.

Antigamente, a especialização em dermatologia se resumia à clínica, mas as suas ações foram ampliadas e hoje já existem profissionais que se especializam em cirurgia dermatológica.

Ao fazer residência em dermatologia, o médico está ampliando os seus conhecimentos e se tornando um profissional mais completo. Ele também pode se tornar um pesquisador na área, trabalhando dentro de uma universidade para fazer descobertas a respeito de doenças e tratamentos.

O médico pode se tornar um pesquisador na área de dermatologia. (Foto: Divulgação)

Além do médico, outros profissionais da área de biológicas podem se especializar em Dermatologia, como é o caso do enfermeiro.

Veja também: Residência Medica em Dermatologia

Onde fazer pós-graduação em Dermatologia?

Faculdade de Medicina USP

A Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) trabalha com o ensino da dermatologia, através de programas de pós-graduação com alta credibilidade.

A pós-graduação em Dermatologia USP tem as seguintes linhas de pesquisa: Dermatoses infecciosas e parasitárias, Imunodermatologia, Imunomodulação experimental, Imunopatologia da infecção pelo HIV, Imunopatologia das imunodeficiências primárias, Dermatologia infantil, Infecciosas ou metabólicas, oncologia cutânea, Terapêutica dermatológica clínica e cirúrgica e Vasculites e trombofilias.

A Faculdade de Medicina UFRJ tem programas de pós-graduação em Dermatologia. (Foto: Divulgação)

Faculdade de Medicina UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro possui um departamento especializado em dermatologia. O programa de pós-graduação, a nível de mestrado e doutorado, é perfeito para formar pesquisadores neste ramo da medicina.

Ao longo de 35 anos de história, o Curso de Pós Graduação em Dermatologia da UFRJ já foi responsável pela formação de 98 mestres e 67 doutores, trabalhando com 7 linhas de pesquisa.

Instituto Superior de Medicina

O Instituto Superior de Medicina (ISMD) oferece um curso de pós em dermatologia clínica, ideal para quem deseja aprofundar os conhecimentos a respeito das desordens estéticas.

Estácio de Sá

A Estácio oferece a pós-graduação em enfermagem dermatológica, com uma carga horária de 380 horas. O curso é bem básico e voltado para os enfermeiros graduados.

Pesquise mais opções sobre pós-graduação em Dermatologia e invista naquela que mais combina com os seus interesses.

Top