Portas: como pintar passo a passo

Para quem quer renovar a casa ou está construindo e não sabe como pintar as portas é simples. Seguindo essas instruções é fácil perceber…

Pintura fácil. (Foto:Divulgação)

Para quem quer renovar a casa ou está construindo e não sabe como pintar as portas é simples. Seguindo essas instruções é fácil perceber que a tarefa de pintar pode ser agradável e com resultados realmente satisfatórios. Além disso, com as informações que traremos é possível corrigir imperfeições, prevenir e eliminar falhas caso venham ocorrer. Confira o nosso passo a passo.

 Passo a passo de como pintar uma porta

Lixamento manual. (Foto:Divulgação)

Primeiramente, é preciso preparar a superfície. Mesmo ela já tendo recebido várias camadas de tinta, a madeira ainda pode ser pintada desde que esteja completamente lisa. Se não houver áreas descascadas, nem bolhas ou películas soltas, basta lixar a peça com uma lixa média, tirar bem o pó e, eventualmente, corrigir pequenas imperfeições com massa de ponçar. Além disso, se houver acúmulo de tinta nas juntas da madeira, é necessário removê-lo previamente para que o acabamento não fique prejudicado. Para remover a tinta velha, você pode escolher um destes processos: lixamento manual ou aplicação de removedor químico.

Lixamento Manual

Este processo dá ótimos resultados quando a película a ser retirada tem pouca espessura. É só usar uma lixa de água enrolada em um cabo de vassoura ou borracha. Molhe a lixa de vez em quando para diminuir a poeira. Cuidado para não lascar a madeira. Podem ser utilizadas algumas ferramentas próprias para este fim como a lixadeira vibratória, que possui uma fita de papel abrasivo que faz todo o serviço para você.

Removedor Químico

Existem várias marcas de removedores que podem ser encontrados em casas especializadas. Embora sejam de fácil aplicação, esse método não é o mais vantajoso em termos econômicos. Geralmente, esses produtos são caros e serão necessárias quantidades grandes para remoção total de tinta. Ao usar esses produtos, é recomendado o uso de luvas e máscaras e lembre-se sempre de proteger o chão aonde será feito o trabalho com folhas de jornal.

Retire maçanetas e outras peças com uma chave de fenda. (Foto:Divulgação)

É recomendado lavar a peça antes de ser pintada com sabão de coco ou detergente neutro para retirar qualquer poeira ou gordura. Remova maçanetas, espelhos de fechadura, trincos de segurança e outras peças. Para que outras áreas não sejam pintadas coloque fita crepe para proteger. Aplique um selador apropriado á tinta que será utilizada. A primeira demão deve ser bem leve, já a segunda aplique com longas passadas no sentido dos veios da madeira. Ao adquirir a tinta, consulte o rótulo para saber quantas demãos o material pede, bem como quais as instruções para a preparação da superfície, o rendimento do produto e a forma de diluição. Sempre dilua a tinta de acordo com as indicações do fabricante.

Leia Também:  4 receitas fitness: lanche depois da malhação

Prepare a tinta conforme orientação, coloque em uma bandeja e mergulhe o rolo de pintura na tinta sempre tirando o excesso para não escorrer. Para pinturas mais delicadas, use um pincel de 60mm ou 75mm. Trabalhe sempre sem longas interrupções e estabeleça um plano: determine áreas e cubra uma por vez. Mas evite ao máximo deixar marcas de emendas, comuns a pinturas iniciadas e reiniciadas sem nenhum planejamento.

Início da pintura. (Foto:Divulgação)

Um roteiro fácil de ser aplicado em uma pintura é fazer um “w”, da esquerda para a direita. Essa técnica também pode ser usada para a pintura de parede. Para completar a cobertura faça o “W” começando pelo lado inverso, da direita para esquerda. Com uma trinche pinte o batente da porta.

Lembre-se de seguir as instruções de uso que estão descritas na lata, espere o tempo indicado, dê a segunda demão, repetindo os mesmos cuidados recomendados para a primeira camada. Após a tinta estar seca, é só colocar os itens removidos e retirar as fitas. De uma forma rápida e sem sujeira a casa ganha diferentes cores e vida nova.

Saiba mais sobre portas e decorações lendo: Portas de madeira para entrada.

Top