Porque a barriga ronca quando estamos com fome?

A combinação do ar com os fluídos existentes dentro do aparelho digestivo origina o curioso barulho por causa de uma circulação que advém em…

A combinação do ar com os fluídos existentes dentro do aparelho digestivo origina o curioso barulho por causa de uma circulação que advém em breves intervalos de tempo, de acordo com o gastroenterologista Antônio Frederico Magalhães, da Unicamp.

Segundo Magalhães, quando estamos com o estômago vazio, o organismo percebe que está precisando de alimento, logo inicia a produção de mais ácido e pepsina – suco gástrico – que instiga compressões musculares designadas de peristaltismo. “Estas contrações provocadas pelos movimentos peristálticos chacoalham o líquido e o ar, formando o ruído estranho, quando atravessa o abdômen”, informou.

O barulho, no entanto, não aparece somente quando ficamos com fome, podendo surgir também durante a digestão. “Quando nos alimentamos, ingerimos ar com a bebida e a comida. Ao passar pelo tubo digestivo, o ar que junta aos líquidos causa o ronco”, diz outro gastroenterologista, Décio Chinzon, do Hospital das Clínicas em São Paulo.

Para Magalhães, não são todos os indivíduos que têm os incômodos barulhos e não há como avaliar quais tipos de pessoas produzem o som. “São contrações fisiológicas e naturais que não significam que estamos doentes”, afirmou.

Pessoas com o organismo delicado igualmente podem produzir o “ronco”, assim como os indivíduos que não têm uma alimentação benéfica e consomem alimentos gordurosos e artificiais. “Quem tem uma alimentação mais adequada não produz o ruído com tanta regularidade”, finalizou o Magalhães.

Top