Por que dormir após o almoço faz bem?

Por que dormir após o almoço faz bem? – Essa é uma dúvida que paira na mente de muitas pessoas. Vários estudos já mostraram…

Por Isabella Moretti em 08/09/2015

Por que dormir após o almoço faz bem? – Essa é uma dúvida que paira na mente de muitas pessoas. Vários estudos já mostraram que o cochilo após essa refeição faz bem para a saúde e melhora a disposição para realizar as demais atividades do dia. Leia a matéria para entender melhor a importância.

Por que dormir após o almoço faz bem? (Foto Ilustrativa)

A qualidade do sono noturno é fundamental para conseguir descansar e repor as energias. No entanto, além de dormir bem 8 horas por noite, também vale à pena investir em uma soneca depois do almoço. Esse cochilo faz bem para quem tem uma rotina bem agitada e precisa encarar uma rotina cansativa de trabalho.

Leia mais: Cochilo após o almoço aumenta a produtividade

☰ CONTEÚDO

Por que dormir após o almoço faz bem?

Em alguns lugares do mundo, o cochilo depois do almoço é praticamente lei. Na Espanha, por exemplo, várias lojas fecham no início da tarde porque os colaboradores e empresários tiram alguns momentos para dormir. O comportamento dos espanhóis parece um tanto inusitado, mas na verdade é muito saudável.

Depois do almoço, o corpo pede alguns minutos de descanso. (Foto Ilustrativa)

É bem fácil entender por que dormir após o almoço faz bem. Em geral, as pessoas sentem intensa preguiça depois de almoçar. Se a refeição foi pesada, a indisposição e o cansaço para retomar o “segundo tempo” do dia, aumenta. Para melhorar o desempenho das tarefas da tarde e da noite, os médicos recomendam dormir um pouco para que o corpo possa ter alguns minutos de descanso.

Saiba mais: Dicas para ter uma boa noite de sono

Benefícios da soneca

Cochilar depois do almoço aumenta a produtividade. (Foto Ilustrativa)

No almoço, o ser humano atinge o seu pico de sonolência. O seu corpo implora por alguns minutinhos de descanso, algo que só é possível através de um cochilo curto. Quem tira uma soneca diariamente aumenta a produtividade no trabalho, melhora a memória e também amplia a capacidade de aprendizado. Em geral, quando o sono está em dia, o desempenho das tarefas aumenta em 10%. O excesso de sono, por sua vez, afeta a performance em 40%.

Quanto tempo deve durar o cochilo?

O ideal é que o cochilo depois do almoço dure de 15 a 30 minutos. Se o tempo da soneca for superior, ela pode desencadear um efeito rebote: mais preguiça e cansaço, pois o sono noturno acaba sendo impactado.

O ideal é dormir até 30 minutos. (Foto Ilustrativa)

Pouca gente sabe, mas o sono depois do almoço é praticamente uma necessidade fisiológica. Após a refeição, a acidez do sangue diminui, bem como a temperatura do corpo, o que acaba desencadeando a sonolência.

Veja também: Tratamento Para Apneia Do Sono

Entender por que dormir após o almoço faz bem é fundamental para que você possa respeitar os minutos reservados para o cochilo. Aproveite os benefícios e desfrute de uma vida mais saudável.

 

Top