Por que as mulheres grávidas sentem desejo?

É muito comum ouvir falar que alguém ficou grávida e teve um desejo de comer uma comida bem estranha. A verdade é que o…

Por Editorial MDT em 29/12/2011

É muito comum ouvir falar que alguém ficou grávida e teve um desejo de comer uma comida bem estranha. A verdade é que o desejo das mulheres grávidas não ocorrem só com as meras mortais, mas famosas como a cantora Beyoncé já revelaram desejos estranhos.

Assim como a cantora que tinha vontade de comer tudo com catchup, algumas mamães também querem comer coisas estranhas como melancia com mortadela, torta de jaca com queijo, feijão com açúcar e outras coisas que para nós pode parecer muito estranho.

A verdade é que o desejo não é apenas um capricho das grávidas para que seus maridos corram para encontrar o alimento, já que desta forma, impede que o bebê nasça com a aparência do alimento desejado, ou com alguma característica que lembre o desejo não realizado.

Diversos elementos na gravidez podem levar a estes desejos, mas o mais comum é a alteração hormonal que ocorre nesta fase, principalmente no início da gravidez, ao qual os desejos alimentícios se tornam mais frequentes.

Os hormônios prolactina e progesterona são os dois grandes responsáveis pela alteração no apetite da gestante, além da mudança do ph da boca, o que explica o fator de deixar de gostar de alguns de seus alimentos preferidos e sentir vontade de comer outros que não gostava.

Um estudo ainda diz que a mudança no apetite pode surgir de uma necessidade nutricional. Por exemplo, a gestante está com alguma carência nutricional e então seu cérebro procura alimentos que possam satisfazer essa necessidade, que contenham os nutriente que estão em falta no corpo das mães, mas que são necessários para o desenvolvimento do bebê. Esta é uma das possíveis explicações para as misturas estranhas feitas pelas grávidas.

Os desejos também podem estar ligados a sensibilidade provocada pela gravidez, onde as futuras mamães se sentem inseguras e precisam de uma demonstração de afeto e atenção por parte dos companheiros. Por isso que além de alimentar bem uma grávida, é necessário muita atenção e carinho.

E o último fator, que pode desencadear o desejo nas mulheres grávidas, é que comer causa um prazer a todos, e ainda mais nas grávidas que sofrem muito com as alterações hormonais. Portanto é importante satisfazer o desejo da grávida e mostrar preocupação, mas caso não seja possível encontrar o alimento não há problema, pois não há nenhum risco do bebê nascer com a aparência do alimento desejado.

Top