Pontos turísticos no centro de São Paulo

São Paulo é a cidade que nunca dorme. E se nunca dorme, é sinal de que está repleta de atividade para todos os gostos.…

Por Redacao em 26/05/2011

São Paulo é a cidade que nunca dorme. E se nunca dorme, é sinal de que está repleta de atividade para todos os gostos. As atividades são as mais variadas, seja no que se refere a empresas, comercio e serviços. Contudo, nem só de trabalho vive esta cidade que é a locomotiva do país. A cultura também funciona 24 horas. São teatros, cinemas, monumentos, museus, enfim, uma infinidade de exposições e espetáculos que transformam e dão um tom mais criativo a uma área acostumada com os ares mais sisudos ligados ao mercado e à economia – ou seja, o Centro paulistano. Vamos apresentar agora alguns passeios imperdíveis para que você possa aproveita ao máximo o centro da capital paulista.

http://www.pinacoteca.org.br

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade e fica no prédio inicialmente construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. A história do local confunde-se com a própria história da cidade, palco dos conflitos de 1930 e 1932. No momento de sua inauguração, que se deu em 24 de dezembro de 1905, o acervo da Pinacoteca consistia em 26 pinturas de importantes artistas que atuaram na cidade, como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Berthe Worms, Antonio Parreiras e Oscar Pereira da Silva, oriundos do Museu Paulista (então Museu do Estado). Atualmente, depois de mais de 100 anos de existência, o acervo tem mais de 8 mil obras, nas mais diversas técnicas e de diferentes autores, que oferece um dos mais abrangentes panoramas da arte brasileira dos séculos XIX e XX. Foram mais de um milhão de visitantes somente nos três últimos anos.

Endereço: Rua General Osório, 66

Tel.: (011) 3335-4990

O Museu da Língua Portuguesa é um dos espaços mais visitados da cidade desde que foi concebido. É um museu interativo sobre, obviamente, a língua portuguesa e fica localizado no histórico edifício Estação da Luz. A criação do ambiente é da Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho. O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna.

O local traz painéis animados, vídeos que repartem a língua em suas diferentes vertentes, instalações interativas além de exposições itinerantes e boladas especialmente para o local. O museu cria uma linha que tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma idéia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua.

Estação da Luz. Praça da Luz, s/nº.

Centro – São Paulo – SP

(11) 3326-0775

museu@museulp.org.br

Top