Pontos turísticos em Maceió

Maceió, a capital de Alagoas, é uma das mais belas cidades do Brasil. Um local para você se divertir e comer bem em praias…

Maceió, a capital de Alagoas, é uma das mais belas cidades do Brasil. Um local para você se divertir e comer bem em praias como a Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca; além do bairro do Jaraguá. Aliás, em Jatiúca vale um pulinho na Rua dos Bares, uma região que engloba vários estabelecimentos legais, todos aglomerados na mesma quadra. Na sequência do Happy Hour, a pedida é cair nas pistas das danceterias no Jaraguá, o centro revitalizado. Um local que guarda as histórias do passado, mas com uma cara nova, fazendo da Maceió de hoje um espaço que respeita seu passado e mantém, ao mesmo tempo, as portas abertas para o futuro. E o Turista é parte integrante dessa preocupação.

Não podemos esquecer também da Praia do Gunga. Uma formidável ponta de areia entre o mar e a lagoa localizada a 33 quilômetros de Maceió. O Gunga é considerada uma das 10 mais bonitas do Brasil. Indispensável: conhecer o Mirante do Gunga, de onde pode ser ver um horizonte inesquecível, e alugar um buggy ou ultraleve para conhecer as falésias. Outra opção é fazer um passeio de barco pelo Rio Niquim, entre os manguezais, a partir da Lagoa de Roteiro. O programa é legal e dura cerca de 40 minutos.

Mas não só de belezas naturais e bares é feita a bela Maceió. Uma série de prédios históricos, igrejas do Séc. IX e museus fazem dela uma cidade cultural e histórica. Confira as opções.

Monumentos:

Associação Comercial

De estilo neoclássico com fachada greco-romana, o prédio da a associação chama atenção pela sua bela arquitetura. É, com certeza, o mais bonito e luxuoso prédio do bairro de Jaraguá. Foi inaugurado em 1923.

Assembléia Legislativa

O palacete da assembléia teve a sua primeira pedra fundamental lançada em 1850, em comemoração ao aniversário da Imperatriz do Brasil. Fica localizado no centro de Maceió.

Palácio Floriano Peixoto

O Palácio é a sede do governo alagoano, localizado no centro da cidade. Uma construção que se iniciou em 1893 e foi inaugurada em 1902. É conhecido também como Palácio dos Martírios.

Catedral Metropolitana

Também conhecida com o nome da padroeira de Maceió: Nossa Senhora dos Prazeres.

A pedra fundamental da sua construção é de 1821. O altar-mor foi fabricado em cedro e ela possui mais dois altares laterais, de São Sebastião e de São Miguel, além da bela obra do Santíssimo Sacramento.

Teatro Deodoro

Pelo seu caprichado aspecto arquitetônico, seu estilo neoclássico, com reflexos do barroco, é um dos mais bonitos do Brasil. Sua construção foi iniciada em 1905 e finalizada em 1910.

Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore

Em 1914 sofreu diversas reformas, graças a dois artesãos portugueses que se encarregaram da decoração em gesso. O grande acervo de arte popular existente no museu foi doado pelo patrono Théo Brandão. É composto por peças de vários países como Espanha, Portugal, México, além das obras brasileiras que constituem o acervo do museu.

Top