Pontos turísticos de Berlim, Alemanha

Logo após a Segunda Guerra, Berlim, a capital alemã, foi dividida pelo Muro da Vergonha (hoje assim conhecido), que separou a cidade – e,…

Por Redacao em 14/05/2011

Logo após a Segunda Guerra, Berlim, a capital alemã, foi dividida pelo Muro da Vergonha (hoje assim conhecido), que separou a cidade – e, em termos, o planeta – em oriente e ocidente, em comunismo e capitalismo. Quem estava de um lado não podia ir para o outro. Após a queda do muro, lá em 1989, pedaços dele ainda permanecem como memória viva da cidade.

Portanto, por ser uma cidade que sempre esteve no centro do palco nos acontecimentos mundiais, ela tem um ambiente infestado de arte, cultura e política. Contudo, as riquezas e busca por modernização e por desfazer a má impressão deixada no passado, ela também se transformou em uma paisagem tecnologia e cujo povo é receptivo aos seus turistas. A noite é boemia e repleta de agitados bares pelas calçadas, pontos turísticos iluminados, boates com som eletrônico em alto volume e festas underground para todos os gostos.

Por falar em cultura, Berlim é a sede de um dos mais importantes festivais de cinema do mundo. Inclusive filmes e atores brasileiros já levaram o Urso de Berlim para casa. O lado oriental, ainda marcado profundamente pelo período que viveu sobre o julgo comunista, vale como um bônus. Um lugar charmoso e, obviamente, misterioso.

Os principais pontos turísticos e culturais de Berlim são:

Palácios e Parques de Potsdam e Berlim

A área é Patrimônio Mundial e engloba 150 edifícios construídos entre 1730 e 1916 em Potsdam e Berlim.

Torre da Rádio Berlim

A Torre de Rádio de Berlim foi construída entre 1924 e 1926 por Heinrich Straumer, estando situada no distrito de Charlottenburg Wilmersdorf. Foi inaugurada no dia 3 de Setembro de 1926, na ocasião da 3ª Grande Exibição Alemã de Radio e hoje é um patrimônio tombado.

Portão de Brandemburgo

É o “arco do triunfo” da cidade e símbolo de Berlim. É o único remanescente de uma série de outras entradas de Berlim. Constitui na terminação monumental da “Unter den Linden” (uma das principais avenidas da cidade), que dá acesso à residência real. Sua construção foi ordenada pelo rei prussiano Friedrich Wilhelm II e executada pelo arquiteto Carl Gotthard Langhans.

Checkpoint Charlie

Foi o nome dado pelos aliados a um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria. Havia muitos outros postos militares em Berlim. Alguns foram entregues a moradores da parte ocidental.

Jardim Zoológico de Berlim

É o mais antigo jardim zoológico na Alemanha e apresenta a mais completa coleção de espécies no mundo. Fundado em 1 de Agosto de 1844, contava com 1.462 espécies e 15.126 animais segundo o censo de 2008. Em 2007 foi visitado por 3,2 milhões de pessoas. Está localizado no bairro de Tiergarten.

Palácio Bellevue

É a residência oficial do Presidente da Alemanha. Situa-se no extremo ocidental do Tiergarten, não muito longe do Siegessäule, do Palácio do Reichstag e das Portas de Brandemburgo, no centro de Berlim. Recebeu o nome de Bellevue, que significa Belavista em francês, devido à bela vista que tem sobre o Rio Spree.

Ilha dos Museus (conjunto de cinco museus)

É uma ilha no rio Spree, localizada no centro da cidade de Berlim, no distrito de Mitte, Alemanha. No passado localizava-se nesta ilha o grandioso Berliner Stadtschloss, demolido em 1950 pelo governo comunista, que o considerava uma recordação inaceitável do imperialismo.

Top