Pontos turísticos Afeganistão

O Afeganistão é um país com enorme potencial turístico baseado através da sua cultura, natureza e um povo (acreditem) acolhedor. O país tem uma…

O Afeganistão é um país com enorme potencial turístico baseado através da sua cultura, natureza e um povo (acreditem) acolhedor. O país tem uma área de 650.000 Km2., a capital é Cabul,com clima árido e estepes e fuso horário + 4:30. Com cerca de 29 milhões de habitantes com crescimento demográfico negativo de -1%. A média de é de 41 anos par os homens e 42 anos para as mulheres, a moeda nacional é o Afegani Afegão (Afghani) e com índice 29% de alfabetização entre os adultos.

Atualmente só fazem turismo para Afeganistão turistas aventureiros em busca de novas emoções. O Afeganistão é uma região instável conhecido por ser uma região de constantes conflitos há vários séculos, apesar disto há pontos do país aberto para o turismo.

Recentemente a Loney Planet lançou um excelente livro sobre o Afeganistão e o turismo na região, mesmo com todas as restrições e cuidados que se deve ter, a nova publicação diz ao mundo que o país melhorou muito em questão de segurança, lógico que algumas regiões continuam fechadas a visitantes. Para se ter uma idéia a Loney Planet por muitos anos recusou-se a publicar um guia para Afeganistão, devido aos seus tantos perigos.

O Afeganistão é um país com uma grande mistura étnica (Pajtunes, Tajiques, Hazaras, Uzbeques, Nómadas, Turqueménes, Baluch entre outras tribos) e vários idiomas: Pashto, Dari e outras regiões falam línguas locais e dialetos locais.

Os pontos turísticos do país são:

lago A capital Cabul,

O Vale de Bamiyan inserido na Unesco em 2003,

Fica a 240 km da capital Cabul, região com diversos testemunhos culturais do Reino da Báctria. Em Março de 2001 por ordem do governo Taliban, as estátuas gigantescas dos Budas de Bamiyan, com cerca de 53 metros de altura, a maior estátua de Buda de todo mundo, foi simplesmente destruída, por ser considerada pelo talibaneses uma imagem anti islâmica.

Embora as destruição os seus contornos e algumas feições são reconhecíveis entre os restos do que foi o maior monumento de Buda de todo mundo, como parte do esforço internacional para reconstrução do Paquistão o governo japonês se comprometeu a reconstruir os budas gigantes.

O Lago Band – e Amir

A cadeia de lagos de Band –I Amir estende-se durante 800 Km desde o noroeste do Afeganistão ao norte do Paquistão, onde está o pico mais alto Tarash Mir ( altura 7.692 metros).

O azul do lago deve-se a claridade do ar e a pureza da água, assemelha-se a um colar de lazulita no meio dos nus e rochosos esporões do Hindu Kus, “A Barragem do Profeta”.

Herat

Próximo a cidade complexo de Gazar Gah do ano de 1425, com a tumba de Abdllah Ansar, um místico e poeta sufi. Antigo Centro de Arte e Cultura do império Timurida no século XV, com construções interessantes, como por exemplo, a Mesquita Masjid – i- Jami revestida em azulejaria timuride.

Char soug com grande variedades de lojas e artesanatos.

Kandahar

Situada no centro da região Pashto, base da milícia Taliban. O maior tesouro da cidade é o manto que pertenceu ao Profeta, o manto está guardado na Mesqita do Manto Sagrado.

Na imediações da cidade está a Chihil Zina ou Quarenta Passos, caminho para a gruta escavada na rocha por Babur, o fundador do Império Mogul e está guardada por dois leões de pedra. Realmente fascinante.

Top