Pontos de Mergulho no Caribe

O Caribe ou Caraíbas faz parte da América Central e é um complexo formado por ilhas, ilhotas e arquipélagos. Ele recebeu esse nome por…

O Caribe ou Caraíbas faz parte da América Central e é um complexo formado por ilhas, ilhotas e arquipélagos. Ele recebeu esse nome por causa do Mar do Caribe, que banha essas ilhas. Por isso, há muitos pontos de mergulho no Caribe. Localizado em zona tropical, o clima é quente e úmido e o Caribe possui fauna e flora riquíssimas, principalmente sob o mar.

Muitos turistas visitam as ilhas para praticar o mergulho e ficam horas sob o mar, como se estivesse em outra dimensão. Isso porque o mergulho nos dá a sensação de estarmos mais leves, voando. Além disso, o que se pode encontrar no fundo do mar é inacreditável. Peixes, crustáceos e plantas de inúmeras formas e cores surpreendem até os olhos mais vividos. A sensação de ver e de poder tocar esses animais e plantas é indescritível e inesquecível.

Viajar para o Caribe é simplesmente incrível. O povo é muito receptivo, a alimentação é boa e os preços são muito bons. Vale a pena conhecer essas ilhas e aproveitar bastante para ficar debaixo das suas águas salgadas e mornas.

As ilhas caribenhas são formadas por países, territórios e colônias, divididos em duas grandes regiões: as Grandes Antilhas e as Pequenas Antilhas. Fazem parte das Grandes Antilhas os países Cuba, Haiti, Jamaica e República Dominicana e os territórios Ilhas Cayman, Ilha Navassa e Porto Rico.

Das Pequenas Antilhas, fazem parte os países Antígua e Barbuda, Barbados, Dominica, Granada, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago. Seus territórios são Anguila, Antilhas Holandesas, Aruba, Guadalupe, Ilhas Virgens, Martinica e Montserrat.

Portanto, o Caribe tem inúmeras ilhas propícias ao mergulho. Porém, há as ilhas preferidas pelos mergulhadores, tanto pela beleza encontrada no fundo do mar quanto pela infra-estrutura oferecida pelo país ou território. Abaixo, listaremos alguns pontos de turismo no Caribe preferidos pelos mergulhadores e turistas:

Bonaire

Bonaire é um território insular, sendo um município especial que faz parte dos Países Baixos. Bonaire é uma ilha de grande beleza fora e dentro da água.

O que os mergulhadores mais gostam de Bonaire é a liberdade que se tem nela. É só pegar o seu equipamento, jogar na caçamba na picape e sair estrada afora. A maioria dos mergulhos é feita pela praia, o Dive Shore. Ao todo, são 60 pontos de mergulho, mais 25 na ilha-satélite de Klein Bonaire, onde só é possível fazer o mergulho embarcado. Muitos animais e plantas podem ser vistos e fotografados sob o mar de Bonaire como tartarugas, arraias, corais e peixes, além de navios naufragados.

Curaçao

Curaçao é a maior ilha das Antilhas Holandesas e, hoje, ela faz parte de Aruba, sendo um Estado individual. No centro da cidade, a arquitetura é herdada dos holandeses e o comércio de perfumes, relógios, roupas, jóias, bebidas, artigos de couro entre outros é intenso, pois a região é Duty Free, ou seja, sem impostos. Além dessas atrações, há também vários cassinos que garantem diversão noite adentro.

No entanto, o grande chamariz da cidade são os lindos mergulhos proporcionados por sua riquíssima flora e fauna subaquática. Ela possui 70 pontos de mergulho inesquecíveis nos quais podem ser vistos peixes-anjos, budiões azuis, moréias, arraias, barracudas, lagostas, estrelas-do-mar, caranguejos, camarões, cavalos-marinhos, anêmonas, corais e esponjas-do-mar. A visibilidade é ótima e a vista impressiona qualquer mergulhador.

Akumal

Esse local fica na Península de Yucatán, próxima a Cancun, no México, e é muito famosa por proporcionar aos mergulhadores lindas cavernas decoradas. Além dos mergulhos em cavernas, Akuman é uma ótima opção para os mergulhadores recreativos, pois tem 30 recifes diferentes para mergulho. A paisagem das cavernas é maravilhosa, além da aventura que é mergulhar dentro delas.

Cozumel

Essa cidade também é localizada na Península do Yucatán e é um destino certo de muitos mergulhadores porque tem uma infra-estrutura muito boa e oferece todos os níveis de mergulho, desde o iniciante até o profissional. A vista subaquática é incrível e é possível avistar muitos animais e plantas diferentes.

Ilhas Virgens Britânicas

Esse paraíso ecológico é próximo a Porto Rico e é formado por dezenas de ilhas. É um ótimo local para o mergulho, principalmente para quem gosta de ver grandes naufrágios. É surpreendente como a flora e a fauna marinhas se misturam aos enormes navios afundados na região há muitos anos atrás.

Agora que você já conhece os melhores pontos de mergulho do Caribe, agende a sua viagem. Ela pode ser feita em qualquer época do ano, já que é calor o ano inteiro na região. Traga momentos inesquecíveis e fotos memoráveis para mostrar aos amigos e parentes. Mergulhar no Caribe é fascinante, principalmente porque as suas águas proporcionam a visibilidade de animas, plantas e navios inimagináveis.

Top