Pontas duplas: como evitar

O que fazer com as indesejáveis pontas duplas? Os fios de cabelos são formados por três camadas, o córtex, a cutícula e a medula,…

O que fazer com as indesejáveis pontas duplas? Os fios de cabelos são formados por três camadas, o córtex, a cutícula e a medula, unidas pela proteína ceramida e pela gordura natural dos cabelos. Quando os cabelos ficam muito ressecados, as escamas que compõem a cutícula se rompem e a parte interna do fio fica exposta, podendo abrir ainda mais.

Uma das dicas importantes é evitar prender os cabelos molhados. Pentear os cabelos começando pelas pontas, de preferência com os fios ainda úmidos também ajuda, assim como usar pentes com dentes largos, que desembaraçam sem quebrar tanto os fios como as escovas.

Aparar os fios a cada três meses pode ser uma boa alternativa (foto: divulgação)

A realização de alisamentos, tinturas, relaxamentos e escovas progressivas contribuem para o ressecamento e a aparição de pontas duplas, assim como o uso frequente de secadores e chapinhas. Porém, como é difícil lançar mão desses aparelhos, proteja o cabelo com um óleo capilar, antes de começar a escovar com o secador e mantenha o equipamento pelo menos 15 centímetros longe dos fios.

O uso de aparelhos como a chapinha e o secador ajuda a quebrar os fios (Foto: divulgação)

Os reparadores de pontas com silicone mantêm a hidratação das pontas, pois formam uma camada que envolve e sela os fios. Mas o efeito dura apenas até a próxima lavagem. É necessário reaplicar o produto. Os condicionadores sem enxágue ou leave-in também ajudam a cuidar das pontas dos cabelos. No entanto, se os fios estiverem muito quebrados, ir até o cabeleireiro para fazer um novo corte pode ser a melhor solução, para melhorar a aparência de cabelos ressecados e sem brilho.  Reparar as pontas dos cabelos pelo menos a cada três meses também é uma forma de prevenir que as pontas duplas fiquem aparentes.

Deve-se evitar prender os cabelos molhados (Foto: divulgação)

Uma hidratação semanal auxilia muito a tarefa de manter os cabelos bem cuidados. Pode-se hidratar os fios em casa mesmo, escolhendo os cremes e máscaras de acordo com o tipo de cabelo. Caso tenha, use também uma touca térmica de acordo com as instruções dos produtos que escolher. Lavar os cabelos em água quente também prejudica os fios. Prefira a água fria, que deixa o cabelo com brilho.

Leia Também:  Dicas para acalmar uma criança

Aproveite as dicas para deixar o cabelo bonito e saudável, livre das pontas duplas.

Top