Pontas duplas: como evitar, dicas

A ponta dupla é um problema muito comum em quem possui cabelos compridos. Inúmeras podem ser a causa que originam o problema: falta de…

A ponta dupla é um problema muito comum em quem possui cabelos compridos. Inúmeras podem ser a causa que originam o problema: falta de hidratação, desgaste da fibra capilar, falta de cuidado, poluição, abuso de produtos químicos ou o uso constante de secadores e chapinhas. Todavia como nem sempre os danos são reversíveis, é preciso seguir alguns cuidados básicos para evitar as pontas duplas. Confira algumas dicas a seguir:

Como evitar pontas duplas 

Ao lavar as madeixas é importante usar água morna. (Foto Divulgação)

Para evitar as pontas duplas aposte em cuidados básicos. Hidratar os cabelos toda a semana e cortar as pontas de três em três meses são dos cuidados essenciais. Se os fios forem bem cuidados, não será preciso cortar mais que um centímetro, nesse intervalo.

Ao lavar as madeixas é importante usar água morna. A água fervendo, quando em contato com o couro cabeludo, pode irritá-lo, acarretar feridas e deixar os cabelos mais ressecados.

Leia mais: Produtos que prometem colar pontas duplas

Ao secar o cabelo, além de aplicar protetor especial para não danificar os fios, é preciso manter uma distância mínima de 10 cm entre a cabeça e o secador. Para evitar o ressecamento e por conseguinte as pontas duplas também é importante aplicar um leave-in, de preferência com protetor FPS.

Lavar o cabelo frequentemente também ajuda. Lavar o cabelo todos os dias, além de evitar o acúmulo de sujeira e conservar os fios sempre limpos, evita o ressecamento dos mesmos.

Antes de usar a chapinha a dica é passar cremes para proteger os fios. (Foto Divulgação)

Pentear a madeixa começando pelas pontas e depois subindo também pode ser de grande ajuda. Ao invés de escovas, prefira pentes de madeira, pois como possuem dentes largos e bem separados, são menos agressivos ao cabelo.

Leia Também:  Modelos de torneira que economizam água

Veja também: Como cuidar dos cabelos e acabar com as pontas duplas

Se você frequentemente faz chapinha, descolore ou é adepta de relaxamentos ou alisamentos químicos, a dica é usar produtos específicos para cabelos quimicamente tratados. Shampoos e condicionadores hidratantes são ótimas apostas para prevenir as pontas duplas.

Produtos finalizadores que possuam proteção solar e ação antitérmica são de grande ajuda, já que evitam o desgaste acarretado pela exposição solar e o uso frequente de secadores e chapinhas. 

Cortar as pontas é uma das saídas mais usadas para acabar com as pontas duplas. (Foto Divulgação)

Dicas

Deficiências nutricionais também podem acabar com os fios e acarretar o surgimento das pontas duplas.  A falta de uma alimentação saudável, carência de vitaminas e proteínas, enfraquecem as madeixas, tornando-as mais suscetíveis à quebra.

Confira ainda: Formas de acabar com as pontas duplas

Desse modo, antes de mais nada, a dica é procurar uma médico especialista para que seja constatado se a causa do problema é fisiológica e então estabelecer um tratamento de acordo com a necessidade.

Top